TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um Plano de Negócios

Tese: O que é um Plano de Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

A prática integradora irá introduzi-lo em uma das principais ferramentas gerencias utilizadas pelos empreendedores: o Plano de Negócio.

O Plano de Negócio consiste no planejamento detalhado de uma atividade (que pode ser de expansão da capacidade produtiva, abertura de uma nova filial). Entretanto, para fins didáticos, vamos elaborar nesta prática integradora um Plano de Negócio de uma abertura de empresa.

Antes de tudo: o que é um Plano de Negócio?

Para Salim et al (2005), um Plano de Negócio é um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros.

COMO VALIDAR O PN?

Um plano de negócio não deve ser elaborado apenas para “se ter um quando precisar”. Um plano de negócio é um documento dinâmico, que deve estar atualizado e ser constantemente revisado pelo seu autor, o empreendedor.

Todavia, é recomendável que um Plano de Negócio seja apresentado a outras pessoas – preferencialmente a pessoas que já atuem no mercado e conheçam o setor escolhido pela empresa.

Muitas vezes, o empreendedor “se apaixona” pela idéia e desconsidera alguns fatores importantes que podem vir a impactar a atuação da organização. Assim, se ter uma segunda opinião (ou várias opiniões) sobre o conceito de negócio é uma atitude válida e sábia.

Investidores terceiros (como bancos e agências de financiamento) dificilmente encaminharão seu plano de negócio com correções. Muitas vezes, eles não irão dar uma segunda chance a planos de negócios que parecerem inviáveis ou pouco objetivos. Assim, é de suma importância se ter um plano de negócio que seja condizente com a realidade vivenciada pelo setor escolhido pelo empreendedor.

QUEM SÃO OS PÚBLICOS A QUEM O PN SE DESTINA?

Um plano de negócio se destina a vários públicos:

 O empreendedor: que necessariamente terá que buscar basear suas ações no planejamento efetuado no PN

 Os empregados da empresa: que poderão, com isso, ter uma clara idéia do que a organização está se propondo a fazer, bem como os objetivos da organização e onde eles entram no alcance desses objetivos.

 Os sócios da empresa: que deverão necessariamente concordar com todos os tópicos descritos no PN. Deve também estar bastante nítido no PN quais são as atribuições e responsabilidades de cada um dos sócios, evitando discórdias futuras.

 Os investidores da empresa: especialmente para os investidores, o PN deve estar elaborado da maneira mais clara e objetiva que for possível. Neste sentido, especialmente as questões relativas à viabilidade do negócio e indicadores de rentabilidade financeira são focados.

 O público em geral: como estratégia de divulgação da empresa para conhecimento do público, é interessante a organização deixar claro a seus consumidores qual é o seu plano de negócio. Quais os diferenciais que a empresa tem que a tornam única.

Bom, com as explicações anteriores, buscou-se sensibilizar você, aluno, quanto à importância da temática. Preste atenção especialmente às diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com