TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema capitalista

Resenha: O sistema capitalista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Resenha  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 3

emprego e conseqüentemente problemas de moradia, saúde, assistência social, violência, entre outros. (p.1)

O sistema capitalista "(...) consiste em aumentar os lucros e reduzir as despesas" (p.31). Ou seja, o homem deve concentrar todo seu potencial com o objetivo de aumentar o lucro.

O Brasil tem um grande potencial, mas o problema é que os direitos econômicos prevalecem sobre os direitos sociais. Historicamente muitos direitos já foram conquistados pelo povo, mas os políticos tendem a atender as exigências da burguesia e conseqüentemente as políticas se encontram voltadas a atender as vontades dessa parte da população. (p. 57)

O que podemos perceber atualmente é que o capital que deveria servir o homem está na verdade sendo servido pelo homem. (p.57) Pois os interesses capitalistas no Brasil colocam a condição humana em segundo plano. (p.58).

A todo momento o assistente social trabalha com diferentes formas e fontes de informação. Para que ele seja um profissional reconhecido e de respaldo ele precisa saber lidar com esses detalhes de maneira competente. (p.59)

O trabalho capitalista precisa ser analisado não apenas pelo ponto de vista econômico, mas também pelo ponto de vista social e cultural. Os indivíduos buscam o trabalho, não somente com o objetivo de cada vez ganhar mais dinheiro, mas também com o objetivo de viver como sempre estiveram acostumados e trabalhando com o objetivo de ganhar o que acredita ser necessário para viver. (p. 64)

O sistema capitalista possui questões sociais próprias como o empobrecimento, a exclusão, a desigualdade e a injustiça social, mas elas só podem ser assim chamadas quando são reconhecidas por um dos setores da sociedade. (p.89)

O sistema capitalista causa conseqüências sofridas às condições de vida e de trabalho, pois para ele o que interessa não é a vida da classe trabalhadora em si, mas sim essa vida voltada à compra e venda da força de trabalho como forma de sustentar o sistema de acumulação do capitalismo. (p.98)

Outro fato saliente é a globalização que tem aumentado a desigualdade em todos os aspectos. Ela descaracteriza o cidadão pelo motivo de ser tão intensa e contínua que acaba dando pouca importância para esse aspecto social. (p.98)

Para Santos (1993, p.24, apud SIKORSKI, 2009, p.99) " (...) a cidadania existe a partir do momento em que o cidadão tem as condições básicas para a sua subsistência, tais como direito a um teto, à saúde, à educação, à moradia, à justiça, ao trabalho, à liberdade, enfim, a uma existência digna"

As desigualdades são geradas pelo motivo de que os trabalhadores, que fazem parte da produção da riqueza, não usufruem dela, mas sim os capitalistas. (p. 104)

O serviço social é uma ponte na sociedade atual que vive por interesses distintos e contraditórios que geram as desigualdades e conseqüentemente sujeitos que resistem à elas.

O serviço social não tem um papel diretamente produtivo, mas sim um setor, que ao lado de outras profissões, tem a tarefa de oferecer condições necessárias ao processo social de reprodução e trabalho (p.113).

"(...) A exclusão social está inclusa, integrada na própria lógica do sistema capitalista de produção e distribuição de riqueza." (p.127)

Os direitos são tidos como uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com