TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A contribuição de Adam Smith em a formação do sistema capitalista

Artigo: A contribuição de Adam Smith em a formação do sistema capitalista. Pesquise 834.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  1.667 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem por objetivo contribuir com a disciplina economia política, demonstrando o pensamento teórico de Adam Smith, um economista e filósofo que viveu no século das luzes, que foi um pensador clássico do liberalismo econômico, considerado o pai da economia moderna. Adam Smith era escocês, nasceu em Kirkcaldy, Fife, em 5 de junho de 1723 e morreu em Edimburgo no ano de 1790. As idéias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia européia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa.

Suas obras mais importantes foram a Teoria Dos Sentimentos Morais e Riqueza Das Nações, sendo a segunda mais conhecida, e que continua sendo usada como referência para gerações de economistas. Ela vem declarar que um corpo teórico próprio determinando a livre concorrência como o único meio para se chegar ao desenvolvimento e o bem estar de uma nação, só assim o individuo buscaria atender suas necessidades mesmo que isso causasse uma desproporcionalidade no acúmulo de bens, esta visão era chamada por Smith (mão invisível).

Adam Smith contribuiu grandemente para formação do sistema capitalista hoje espalhado pelo mundo, suas teorias e fundamentos são de grande importância para entendermos o sistema atual. Como o estado tinha o papel de intervir em todas as relações fazendo com que não existisse liberdade, Smith lança uma tese de que o estado não deveria intervir totalmente na economia, surgindo assim o liberalismo econômico.

Foi através de Adam Smith que a economia passou a ser uma gama de conhecimentos sistematicamente organizado, que se refere ao entendimento dos recursos escassos da e na sociedade. Com isso há uma necessidade em se estudar e compreender a vida de Smith, para assim entendermos como a economia iniciou, e como ela se estende hoje na sociedade. Ao longo deste trabalho veremos as principais teses, obras e fundamentos de Smith, como também conheceremos mais sobre a vida deste que hoje é considerado o pai da economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com