TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sucesso de uma empresa Ferrero

Artigo: O sucesso de uma empresa Ferrero. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Artigo  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

A famosa e tradicional fábrica de doce italiana nasceu do sonho do confeiteiro Pietro Ferrero em produzir chocolates de alta qualidade para ocasiões especiais e doces caseiros deliciosos em uma época de grandes dificuldades econômicas. A empresa começou a produzir chocolates e bolos em 1946 na pequena cidade de Alba, localizada no norte do país, distribuindo seus produtos em pequenas lojas locais e outros estabelecimentos da região. Entre os primeiros produtos da FERRERO, e talvez o de maior importância para o sucesso inicial da empresa, era uma pasta composta por cacau e avelãs chamada Pasta Gianduja, ideal para ser passada no pão durante o café da manhã, fornecendo sabor e energia para começar bem o dia, que somente anos mais tarde viria a se chamar NUTELLA. A criação desse doce caseiro foi por necessidade: devido à falta de cacau, base para a produção de chocolate, em virtude da Segunda Guerra Mundial, Pietro, com a ajuda de sua mulher Piera, como forma de minimizar essa escassez de cacau, misturou cacau torrado, avelã, leite, açúcar e óleo vegetal, criando uma pasta econômica, cremosa e com alto teor nutricional para substituir o chocolate, que na época havia se tornado um produto de luxo.

Desde o início o sucesso da empresa sempre esteve baseado em três virtudes: matéria prima de ótima qualidade, modernos métodos de fabricação e um eficiente sistema de distribuição para que o produto chegasse às mãos do consumidor sempre fresco. O sucesso da cremosa pasta foi praticamente instantâneo, que ele se viu obrigado a contratar agricultores da região para garantir o fornecimento e a qualidade das avelãs. Já em 1948, a empresa montou sua própria estrutura de distribuição, que através de 200 pequenos caminhões entregavam seus produtos aos comerciantes. Os veículos também funcionavam como instrumentos de divulgação e propaganda da marca. Pietro e seu irmão, Giovanni (que desempenhava um papel importantíssimo criando uma rede de vendas abrangendo toda a península da Itália), estiveram no comando da empresa até a década de 50, quando, seu filho Michelle e sua mãe Piera Cillario, assumiram o controle da FERRERO. Com eles no comando a empresa italiana cresceu rapidamente utilizando estratégias inovadoras de marketing, lançamentos de produtos únicos e inovações na produção. Com energia e paixão pela criação de novos produtos usando idéias inovadoras, eles revolucionariam os hábitos alimentares de milhões de consumidores nas décadas seguintes.

Em 1956, a FERRERO inaugurou sua primeira subsidiária internacional na Alemanha, iniciando assim sua expansão no mercado europeu. Nesta época a FERRERO iniciou a diversificação de sua linha de produto com o lançamento do Mon Chéri, um delicioso bombom recheado com licor e cereja que se tornaria um verdadeiro sucesso na Europa. Três anos mais tarde a França ganhava novas instalações da empresa italiana. Ao final desta década a empresa crescia: já eram aproximadamente 1.000 funcionárias e 380 toneladas de chocolate produzidas. Nas décadas de 60 e 70, a empresa resolveu centrar seu foco na expansão internacional, inaugurando subsidiárias, pontos de vendas e escritórios de representação em vários países do mundo. No final da década de 60 a empresa já possuía subsidiárias instaladas na Holanda, Bélgica, Reino Unido, Áustria, Suécia, Suíça e Dinamarca.

Em 1968 a empresa lançou o primeiro produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com