TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVO DE AVALIAÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARCTICO

Projeto de pesquisa: OBJETIVO DE AVALIAÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARCTICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.370 Palavras (18 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

A goniometria é uma técnica de avaliação usada para determinar a ADM. De acordo com Palmer (2000), a amplitude, ou quantidade, de movimento que uma articulação consegue realizar constitui uma função da morfologia da articulação, da cápsula e dos ligamentos, assim como dos músculos ou tendões que cruzam essa articulação. As articulações são descritas como possuindo graus de liberdade de movimento, podendo variar de um a três graus, dependendo do plano e eixo em que a articulação se movimenta.

1 FINALIDADES DA AVALIÇÃO DA AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR

a) Estabelecer a ADM existente em uma articulação e compará-la com a amplitude normal para esse individuo ou com o lado não afetado.

b) Ajudar a fazer o diagnóstico e determinar função articular do indivíduo.

c) Reavaliar o estado do individuo após o tratamento e compará-lo com aquele existente por ocasião da avaliação inicial.

d) Desenvolver o interesse do individuo, assim como sua motivação e entusiasmo pelo programa de tratamento.

e) Documentar os resultados dos esquemas de tratamento por razões médico-legais e para comunicar-se com outros profissionais da área médica, companhias de indenização de trabalhadores.

1.1 FATORES QUE INFLUENCIAM A ADM DEVEM SER LEVADOS EM CONTA PARA CERTIFICAR-SE DE QUE A GONIOMETRIA É UMA AVALIAÇÃO OBJETIVA:

- Confiabilidade das Mensurações do Ângulo Articular: existe concordância geral em que as variações intra-avaliador em geral são menores que as variações inter-avaliadores e que o erro da mensuração pode diferir para diferentes articulações.

O goniômetro universal, como instrumento de mensuração de escolha para as articulações dos membros, em geral revelou possuir uma confiabilidade de boa a excelente.

- Validade das Mensurações Articulares: uma mensuração goniométrica válida é aquela que representa verdadeiramente a posição articular ou ADM articular. O goniômetro é considerado como o “padrão ouro” com o qual devem ser comparados os outros instrumentos usados nas mensurações articulares.

- Idade: em geral quanto mais jovem o individuo, maior a ADM.

- Sexo: mulheres costumam ter maiores amplitudes que os homens, apesar de nem todos os estudos confirmarem esse achado. Durante a gravidez, as mulheres podem evidenciar um aumento na ADM em virtude das alterações hormonais.

- Ocupação ou Padrão de Atividade: pode ser responsável por ADM maior ou menor, por exemplo, ginastas exibem uma ADM aumentada nos quadris e na parte inferior do tronco.

- Estruturas Articulares: algumas pessoas, por causa da genética ou da postura, possuem normalmente articulações hipermóveis ou hipomóveis. Os examinadores que realizam mensurações goniométricas devem levar me conta a sensação final de cada articulação quando determinam a ADM passiva. A estrutura ou as estruturas que limitam a ADM em uma articulação transmitem uma sensação característica no final do movimento. A sensação é uma mensuração subjetiva da resistência encontrada no final da ADM e faz parte da avaliação da ADM.

- Dominância: a goniometria comparativa é feita quando uma articulação é acometida unilateralmente, o membro contralateral pode ser usado então como o padrão para a ADM normal desse individuo.

- Tipo de Movimento: a ADM passiva é avaliada habitualmente por goniometria e representa a quantidade de movimento possível quando examinador desloca uma parte corporal sem qualquer assistência por parte do individuo. Em geral é maior que a ADM ativa, pois a integridade das estruturas de tecidos moles pode, por si só, determinar os limites dos movimentos. Um teste de ADM passiva fornece ao examinador informação acerca das capacidades dos tecidos contrateis, que são os músculos.

2 INSTRUMENTOS

Segundo Oliveira e Araújo (2006), a goniometria pode ser realizada de muitas maneiras, ela costuma ser realizada com um pequeno aparelho chamado goniômetro universal. Consiste em duas hastes plásticas, unidas num círculo marcado em graus e presas em um fulcro. A marcação que mais facilita a leitura do resultado é feita em dois meios círculos marcados até 180°. O goniômetro pode ter vários tamanhos, alguns para medida de grandes articulações, outros para medição das pequenas, como as mãos.

O goniômetro foi desenvolvido por Wainerdi em 1952, para proporcionar uma maior exatidão do alinhamento com os segmentos corporais. O instrumento utilizado possui a capacidade de informar o movimento articular.

3 PRINCÍPIOS GERAIS PARA MEDIR A AMPLITUDE DE MOVIMENTO ARTICULAR

3.1 Amplitude Passiva

A mensuração da ADM passiva é utilizada sempre que possível para determinar o grau de limitação estrutural para a ADM articular disponível. O terapeuta estima a ADM disponível antes da colocação real do goniômetro. O terapeuta que possui uma idéia mental da ADM inicial ou terminal consegue minimizar as leituras defeituosas do instrumento.

3.2 Posição Inicial

A posição anatômica de zero grau é a posição inicial para todas as mensurações, com exceção da rotação no ombro e no quadril e da pronação/supinação das articulações radioulnares.

Em geral, o individuo fica em decúbito dorsal sobre uma superfície firme e confortável. O examinador deve sentir-se confortável e colocado em uma posição que lhe permita ler o goniômetro ao nível dos olhos evitando erros. A posição sentada também é usada, proporcionando uma estabilização adequada para o individuo e o examinador.

Na posição inicial é fácil isolar o movimento, colocar o goniômetro, estabilizar o individuo e visualizar os movimentos que estão sendo realizados.

O final da amplitude é auxiliado pelo peso do membro, para que sejam mínimos os efeitos do movimento contra a gravidade.

3.3 Alinhamento

A maioria das mensurações no plano sagital, o goniômetro é alinhado sobre a parte lateral da articulação que está sendo testada. Essa colocação permite ao examinador visualizar o transferidor e alinhar corretamente os braços do goniômetro com os pontos de referencia ósseos do corpo. Os movimentos no plano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com