TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA DE CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS

Por:   •  7/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]


[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

Índice

Objetivo        2

Introdução        2

Material        3

Material Biológico:        3

Material Laboratorial:        3

Meios de Montagem:        3

Procedimento        3

Procedimento A        4

Procedimento B        4

Resultados        5

Esquema 1        5

Esquema 2        5

Discussão        6

Conclusão e Crítica        6

Bibliografia        6


Objetivo

A atividade laboratorial “OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA DE CÉLULAS VEGETAIS E ANIMAIS” tem como principal objetivo conhecer a constituição das células vegetal e animal por meio do microscópio ótico e possibilitar a identificação de diversas estruturas celulares, tais como o núcleo, o vacúolo, o citoplasma e a membrana celular, de forma a ser mais fácil de identificar as diferenças ente diferentes células.  (Dias da Silva, et al.)

Introdução

A célula é a unidade estrutural e funcional básica da vida comum a todos os seres vivos. É responsável pelos processos de reprodução, desenvolvimento e hereditariedade.

Com a evolução da tecnologia e com o aperfeiçoamento de materiais como o microscópio, pode se proporcionar melhores observações, essas observações permitiram classificar as células e os seres vivos em diferentes parâmetros: unicelulares/pluricelulares, eucarióticas/procarióticas, animais/vegetais. Quanto à sua dimensão; os seres vivos podem ser unicelulares, quando constituídos por uma única célula ou pluricelulares se forem formados por mais do que uma célula. As células semelhantes e funções idênticas associam-se entre si formando tecidos, estes em órgãos, os órgãos em sistemas de órgãos e estes, por sua vez, formam um organismo. As células podem também ser divididas em procarióticas, no caso de não possuírem alguns dos organelos como mitocôndrias, retículos endoplasmáticos, complexo de Golgi e vacúlos .Outra diferença de seres unicelulares procariontes, ou eucarióticas encontrar se  no seu interior um núcleo organizado; e tendo por si um núcleo que coordene o processo reprodutivo das células e organização dos ribossomas e um invólucro nuclear contendo poros para existir comunicação com o resto da célula, sendo assim mais complexas que as procarióticas e fazendo parte de seres eucariontes unicelulares ou pluricelulares.

Apesar de diferirem de reino para reino, as células observadas pertencem aos reinos Plantae e Animália. A divisão em reinos não difere apenas na constituição celular pois na nutrição dos seres elas também diferem, (ingestão nos animais e fotossíntese nas plantas), interação dos ecossistemas, etc. Porém é um revelante meio de distinção: enquanto que as células vegetais contêm parede celular (suporte rígido envolvente das células) e cloroplastos (organelos úteis para a fotossíntese com uma membrana dupla), as células animais não, mas estas possuem centríolos (importantes para a divisão celular com aparência cilíndrica e micro paralelepípedos) inexistentes nas células vegetais.

Como foi referido anteriormente, as plantas realizam a fotossíntese, processo que permite a transformação de matéria mineral em matéria orgânica por ação da luz, água e dióxido de carbono, com libertação de oxigénio e produção de alimento para a planta, fazendo destes seres autotróficos.

Já os animais obtêm energia ingerindo matéria orgânica e efetuando a sua digestão. No microscópio ótico a diferença mais notória entre estes dois reinos é a forma das células as células vegetais são características de uma forma regular devido à parede celular e as células animais apresentam uma forma irregular, também e possível reconhecer que existência de vaculos e muito mais visível nas células vegetais (pois nestas o mesmo ocupa cerca 90% do espaço da célula); e por fim , também e possível reconhecer que nas células vegetais são encontrados cloroplastos ,que indiscutivelmente não são encontrados nas célula animais, pois estes organelos tem uma função muito importante na realização da fotossíntese. (Dias da Silva, et al.)


Material

Material Biológico:

  • Células de epiderme interior das túnicas de cebola (Células Vegetais)
  • Células do epitélio lingual (Células Animais) (Rosado)

Material Laboratorial:

  • Microscópio Ótico Composto
  • Duas lâminas e duas lamelas
  • Bisturi
  • Palito
  • Pinça
  • Conta-gotas
  • Papel Absorvente

Meios de Montagem:

  • Azul-de-metileno
  • Vermelho-neutro
  • Água

Procedimento

Para iniciar a atividade laboratorial, colocámos o microscópio em cima da mesa de trabalho. Fomos buscar todos os materiais acima referidos, para que o procedimento se realizasse, respeitando fielmente as condições descritas no protocolo da atividade. (Dias da Silva, et al.)


Procedimento A

Neste primeiro procedimento, pretendia-se fazer a observação de células da epiderme das túnicas do bolbo da cebola.

1 - Preparação do material - Descascar a cebola

[pic 10]

Figura 1 - – Com o auxílio da pinça, destacar um fragmento da epiderme da face côncava de uma túnica de cebola

Para a execução da observação das células de origem vegetal, começámos por colocar numa lâmina, umas gotas de água destilada na lamina. Depois disso com a ajuda do bisturi e de uma pinça, destacamos um fragmento da epiderme da face côncava de uma túnica de cebola, em seguida com muito cuidado e lentamente colocamos a amostra já destacada na agua; cobrimos a preparação com a lamela, utilizando o processo, primeiro fazendo um ângulo de 45º, e depois, baixando vagarosamente, até que a lamela assentasse totalmente na lâmina. Com o papel absorvente, limpámos o excesso de água que se encontrava na lâmina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (259.3 Kb)   docx (203 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com