TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Digestão e Extração em Produtos Animais e Vegetais

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

Sala-01- Digestão e Extração em produtos animais e vegetais

Rotaevaporador

Tem como sua principal função a remoção de substancias voláteis de uma solução, o rotaevaporador separa diferentes materiais dentro de uma mistura, utilizando o ponto de evaporação da subsistência e seu ponto de condensação.

A amostra que terá suas substâncias separadas é colocada no frasco evaporador, que estará dentro do bainho de aquecimento. Neste local o frasco será rotacionado (sentido horário e anti-horário) otimizando a evaporação.

A substancia evaporada será conduzida ao condensador, o qual apresenta uma serpentina envolvida por um liquido refrigerador (geralmente água corrente) causando o resfriamento dos gases tornando ao estado liquido novamente que seguira para o frasco receptor.

Assim separando as substancias onde uma ficara no frasco de evaporação e a outra no frasco receptor.

Banho Maria

Algumas substâncias líquidas ou sólidas não podem ser expostas diretamente no fogo e precisem ser aquecidas de forma lenta e uniforme, assim utiliza-se o banho maria para aquecer essas substancias aquecendo o recipiente que contem a substancia mergulhada em um líquido, normalmente água.

Existem vario tipos de banhos, como banho maria (BM) sorológico, BM ultrasson, BM dubnoff, BM de bocas, BM com agitação, BM Ultratermostato, BM banho seco, entre outros, se adequando a finalidade das análise para obter o melhor resultado esperado.

Moinho de facas

Utilizado para redução de partículas, os moinhos de facas possuem um serie de facas circulares com formato de “L” e serrilhada, que dão a forma desejada ao produto final.

Geralmente essa diminuição resulta em diferentes tamanhos de partículas para se adequar as diferentes necessidades laboratoriais.

Bloco digestor

Semelhante a placa de aquecimento, o bloco digestor possui a diferença de ter orifícios para encaixe de tubos de ensaio, em algumas análises que precisem ser feitas a “digestão” ou dissolução de amostras utilizando de altas temperaturas proporcionando alguma modificação do material testado tanto na fase física e/ou química.

Capela de exaustão

Utilizada para eliminar gases tóxicos de materiais ou reações químicas, onde a capela de exaustão utiliza um ou mais exaustores que vão sugar o ar de dentro da capela e direciona-los para atmosfera deixando o laboratório livre de qualquer vapor toxico preservando a vida do utilizador. Devido a essa funcionalidade a capela de exaustão e um equipamento de proteção coletiva EPC, de estrema necessidade para laboratórios de diferentes finalidades.

 

Autoclave

Utilizado para esterilização de matérias a autoclave e bastante utilizada em laboratórios de diferentes setores de pesquisa, utilizando água em temperatura elevada e sobre pressão, por um determinado período de tempo será suficiente para matar os microrganismos presentes dentro dele. Sendo composto por um cilindro metálico e dentro do mesmo se encontra a resistência que vai aquecer a água, com uma tampa geralmente de brosse como parafusos de orelhas que permite o fechamento hermético do auto clave, ainda na tampa de encontra a válvula de segurança e a de ar, um controlador de temperatura e um manômetro indicador de pressão.

Sala-02- Secagem queima e esterilização de produtos animais e vegetais

Estufa de 105 Cº

Utilizada para a secagem de materiais baseando-se na remoção de água através do aquecimento da temperatura, sendo um processo lento que leva em média de 3 a 24 horas a temperaturas de 105°c dependendo do material, tonando-se um método barato e de simples execução onde deveram ser observado a temperatura de secagem de cada material, o tamanho de partícula da amostra, o número e a posição das amostras dentro da estufa e a forma da superfície das amostras

Estufa de ventilação forçada

Utilizada para a secagem de materiais com controle de temperatura e homogeneidade da câmara, e a realização da circulação de ar através dos aeradores na parte superior e inferior do gabinete.

Mufla

Sendo um forno elétrico que pode atingir temperaturas próximas de 1000°C, utilizada em vários laboratórios com a finalidade de calcinação que consistem em oxidar as substâncias de amostras por meio do calor, tratamentos térmicos continuo, e outras mais utilizações.

Sala-03- Espectroscopia e cromatografia em carne, lácteos e metabólicos

Cromatografo liquido

É um aparelho utilizado para a separação de compostos químicos em uma determinada solução, sendo os solventes mais utilizados a água, metanol e acetonitrila. A solução passara por uma coluna de cromatográfia a qual vai ocorrer variadas pressões para realizar a separação das partículas dentro da mesma e posteriormente serão levadas ao detector o qual existem variadas finalidades e que dever ser observados se satisfazem a necessidade de avaliação das amostras e assim emitindo sinais analíticos para serem posteriormente feitas as leituras. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com