TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE CUSTEIO

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES INTEGRADAS SANTA CRUZ DE CURITIBA – FARESC

GESTÃO ESTRATÈGICAS DE CUSTOS

                              CURITIBA

2018

 CLEMERSON RIVALDO APARECIDO

EVELYN A. TOMAZ SILVA

KATHLEEN V. GERFE

TABATA C. FERREIRA BUCHWEITZ

MÉTODOS DE CUSTEIO

Atividade acadêmica apresentada como requisito à obtenção parcial de nota na disciplina de Gestão Estratégicas de Custos,  Faculdade Integradas Santa Cruz – Faresc

Prof.: Moacir Carneiro Junior

CURITIBA

2018

RKW - Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit

  1.  Origem e Definição

Método de custeio pleno ou integral desenvolvido na Alemanha no início do século XX. No Brasil este método é conhecido pela sigla RKW (abreviação de Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit). Esse sistema foi desenvolvido com o objetivo de permitir ao governo alemão praticar um controle de preços. Com o custo apurado pelo sistema RKW acrescentava-se a margem de lucro desejada para chegar ao preço de venda.

De acordo com Martins (2010, pág. 220) consiste no rateio não só dos custos de produção como também de todas as despesas da empresa, inclusive financeiras a todos os produtos.

O RKW busca uma melhor distribuição dos custos indiretos em determinados períodos da produção. Para Perez Jr. e Costa Massuda (2003, p. 32):

Este método de custeio não faz distinção entre custos fixos e variáveis, o que pode levar a empresa a não vender determinado produto por não cobrir o custo do produto, porém o custo estaria distorcido visto que uma parcela dos custos fixos totais já está embutida ao produto e o custo unitário do produto não é real.

Para Ferreira (2007, pág. 67), o RKW é um sistema que opera em duas fases, sendo a primeira, a divisão da empresa em centros de custos, que são definidos pela forma de organização e homogeneidade (quanto mais homogêneo, melhor a distribuição) Nesta primeira fase, são alocados os custos aos centros definidos. Na segunda fase os custos são alocados dos centros produtivos para os produtos.

De acordo com a função, os centros de custos podem ser classificados em:

  • Vendas: Onde ocorrem os custos relacionados as vendas da empresa (ex. Setor Comercial)
  • Produtivos: São aqueles custos ligados diretamente a produção (ex. Usinagem)
  • Auxiliares: São aqueles custos que dão suporte ao processo produtivo (ex. Engenharia)
  • Administrativos: São aqueles custos que prestam serviços a empresa, não são ligados a nenhum dos três centros de custos relacionados acima.

  1.  Objetivos do Método

O objetivo do método de custeio RKW busca proporcionar base mais criteriosa sob a alocação dos custos e despesas aos produtos. Com essas informações as empresas poderão tomar decisões mais assertivas tendo em vista a possibilidade de determinar, de forma criteriosa, quais os centros mais dispendiosos, e atribuir-lhes responsabilidade pelos gastos.

O mercado é o grande responsável pela fixação dos preços e não os custos de obtenção dos produtos. É muito mais provável que uma empresa analise seus custos e suas despesas para verificar se é viável trabalhar com um produto, cujo o preço de mercado influencia marcantemente, do que ela determinar o preço em função dos custos ou despesas Martins (2010, pág. 220).

  1.  Operacionalização

Técnica que consiste no rateio não só dos custos de produção como também de todas as despesas da empresa, inclusive financeiras, a todos os produtos. Tudo com base na alocação dos custos e despesas aos diversos departamentos da empresa para depois ir-se procedendo às várias séries de rateio de forma que, ao final, todos os custos e despesas estejam recaindo exclusivamente sobre os produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com