TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento

Trabalho acadêmico: Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 ORÇAMENTO 4

2.1 ORÇAMENTO GERAL 4

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 5

2.3 PONTOS POSITIVOS PARA O ORÇAMENTO PARA GESTÃO 5

2.4 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 6

3 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 7

4 BALANÇO PATRIMONIAL 8

5 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 9

6 DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 10

7 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 12

8 CONCLUSÃO 14

REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de um orçamento empresarial, uma ferramenta essencial para as organizações, pois, ajudam alocar de maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades encontradas no meio ambiente.

A tributação adotada pela empresa deve ser vista de forma criteriosa através de uma análise a fim de viabilizar os recursos disponíveis apontando a melhor opção para o mercado atual.

E por fim, mostrando os relatórios contábeis como o balanço patrimonial, fluxo de caixa e a demonstração do resultado para que se dê um norte para o empresário saber o quê e onde investir.

2 ORÇAMENTO

O conceito de orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.

O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família, etc.

Por exemplo, uma renda familiar estimada nas despesas a qual conclui que tem um orçamento de US$ 1.000 por mês. Isto significa que os custos mensais não poderão exceder essa quantia, caso contrário, a família vai incorrer em dívidas. Desenvolver um orçamento ajuda nestes casos, para atingir as metas de poupança e para controlar o desenvolvimento da economia familiar e logicamente no caso empresarial.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

Quando da preparação do orçamento geral a empresa, se elabora um cronograma, onde são especificadas as datas e a ordem em que os orçamentos setoriais devem ser concluídos e a época em que cada um deverá ser ajustado com novos elementos. Em geral, a cronologia dos passos do processo de orçamento é fixada por diretrizes que prevêem a coordenação dos orçamentos departamentais, sua revisão geral e aprovação. A “Comissão de Orçamento” pode, a partir dai, revisar os diversos orçamentos (como por exemplo um plano de investimentos), fazer uma analise estratégica e prever eventuais mudanças. A área financeira deve acompanhar o andamento das atividades orçamentais e controlar o cumprimento dos cronogramas.

As decisões para a elaboração orçamentária devem ser tomadas pelos diretores executivos, estabelecendo parâmetros, aprovando novos projetos e investimentos, fazendo o corte de verbas e revisando os planos anuais das diversas áreas. Aprovado o projeto, que se transforma em uma meta da empresa, a “Comissão de Orçamento” iniciará o processo orçamentário do ano corrente.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

De acordo com Horngren (1985, p. 137), o orçamento flexível é elaborado para uma faixa de níveis, e não apenas para um nível de atividade e é, essencialmente, um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividade.

Padoveze (2009, p. 202) chama atenção para um aspecto importante do orçamento flexível: “...é não assumir nenhuma faixa Planejamento e Controle Financeiro das Empresas Masakazu Hoji de quantidades ou nível de atividade esperado. É feito apenas o orçamento dos dados unitários, e as quantidades a serem assumidas seriam as que realmente acontecem”.

Segundo Padoveze, o conceito de orçamento flexível dificulta a continuidade do processo orçamentário, pois contraria o fundamento do orçamento, que é antecipar o que vai acontecer.

2.3 PONTOS POSITIVOS PARA O ORÇAMENTO PARA GESTÃO

Inicialmente, deve-se ter em conta que o orçamento não é um procedimento isolado, feito pelo departamento financeiro. É um conjunto de esforços que tem o objetivo de maximizar os resultados, dentro dos parâmetros da ciência e da lei. Pode-se até mesmo questionar o procedimento e até mesmo a lógica científica de Finanças. Porém, após entender e compreender é fundamental colocar em prática esses conceitos e práticas reconhecidos no mundo inteiro.

O presente trabalho parte da premissa de que os conceitos do Modelo de Gestão Econômica oferecem condições para uma gestão eficaz, propiciando vantagens competitivas às organizações empresariais que os utilizam, em detrimento daquelas que os desconheçam. Por outro lado, não é ingênuo a ponto de entender que os movimentos políticos dentro de uma empresa possam descaracterizar o orçamento.

O orçamento empresarial deve abarcar os quatro pontos mais importantes em finanças que são:

a) lucratividade;

b) rentabilidade;

c) liquidez; e

d) risco.

2.4 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores. (SANVICENTE;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com