TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


                                                 DESENVOLVIMENTO – 1 TEXTO

        A primeira obra a ser estudada denomina-se “Padrões e o desenvolvimento do pensamento algébrico” de Antônio Borralho e Elsa Barbosam presente na revista CIAEM (Comitê Interamericano de Educação Matemática) de 26 a 30 de Junho de 2011.

        O estudo refere-se a melhor colocação dos assuntos envolvendo a Matemática, de forma que facilite seu entendimento, podendo destacar-se duas questões investigativas como sendo a primeira relacionada ao raciocínio algébrico e a segunda com a comunicação matemática. Tendo como resultado que as tarefas de investigação permitem um melhor e mais amplo entendimento do pensamento algébrico e alcançando também um desenvolvimento da comunicação matemática.

        A obra conta com 12 páginas, com uma pequena introdução e posteriormente dividida em 03 títulos. Depois dos 03 títulos explicativos vem a Metodologia e a apresentação do estudo elaborado com 02 alunos e por fim a conclusão.  

        A obra estudada aborda métodos de como se desenvolver o pensamento algébrico em sala de aula, sendo que é uma tarefa que exige estratégias diversificadas permitindo também aos discentes o sentido do símbolo. O mundo da álgebra tem diversos caminhos para resolução, sendo assim os alunos podem explorar múltiplas soluções. Os professores por sua vez, tem um papel fundamental no incentivo à exploração das diversas soluções que a álgebra propõe.

        O trabalho procurou responder a seguinte questão “Será que a utilização na sala de aula, de padrões num contexto de tarefas de investigação permite um melhor desenvolvimento do pensamento algébrico por parte dos alunos?”. Observa-se que o desenvolvimento do pensamento algébrico é essencial para que se domine a álgebra. Para muito a álgebra é uma matéria sem fundamento com símbolos soltos e muito complicadas, sem utilidade alguma. Porém é possível observar que a pessoa que não domina a álgebra está destinada a ter competência Matemática restrita. Desde já, manifesta-se a importância do professor de matemática cabendo a ele que os alunos desenvolvam o potencial de aprendizagem significativo.

        Sendo assim, em resposta a pergunta citada anteriormente, os padrões, podem sim, ser um ótimo método para o estudo da álgebra e posteriormente desenvolver o pensamento algébrico. Esta abordagem vai permitir promover as competências matemáticas quando se unir as atividades de investigação e exploração.

        A exploração dos padrões no contexto de tarefas de investigação vem a acarretar o desenvolvimento da capacidade, onde os alunos partem de situações concretas, auxiliando os alunos a pensarem algebricamente.

        A proposta pedagógica do estudo trata-se de nove tarefas de investigação, todas resolvidas em pequenos grupos, sendo que ao final de cada um é feito um relatório. As aulas de exploração objetivaram a “ponte” entre as tarefas de investigação e os conteúdos abordados. A metodologia utilizada foi uma abordagem de investigação qualitativa e interpretativa.

        Trata-se de um artigo bem elaborado com duas observações expostas de 02 alunos com resultados significativos podendo demonstrar a importância de desenvolver o pensamento algébrico, aonde pode-se observar também que a exploração de padrões num contexto de tarefas de investigação contribui para o entendimento da álgebra permitindo as conexões matemáticas.

        Este é útil para toda a sociedade acadêmica de licenciatura em Matemática, bem como aos já atuantes docentes da Educação Básica, pois a grande influência para se atingir um resultado satisfatório começa pelo professor e de que modo ele insere as atividades aos alunos.

        Este texto estudado foi elaborado por Antônio Borralho e Elsa Barbosa ambos formados no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora Portugal.

        Michele Arnoldo, Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

                                                  DESENVOLVIMENTO – 1 TEXTO

        A obra a ser estudada é denominada “Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinimias do 2º grau” de Leonardo Dourado de Azevedo Neto, publicado no site “Sómatica Educar”.  

        O texto busca demonstrar como a mudança na prática pedagógica do docente é extremamente necessária para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. A proposta metodológica foi a utilização da modelagem matemática envolvendo o ensino de funções polinomiais do 2º grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com