TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM MERCADO Professor Gislein

Tese: PESQUISA EM MERCADO Professor Gislein. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES:

PESQUISA DE MERCADO

Professora Gisleine

Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição. Após os conceitos que você aprendeu em aula e na webaula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

A Microsoft deveria, primeiramente, realizar uma pesquisa entre seus clientes corporativos afim de, identificar quais seriam os maiores problemas que estes encontrariam, caso fossem feitas mudanças no sistema operacional. Com o resultado em mãos então, deveria buscar parceria com seus fornecedores, para que os problemas apontados fossem resolvidos, ou pelo menos amenizados, para que assim possa avançar em tecnologia e obter melhores resultados nas vendas e melhor aceitação de seus produtos pelos usuários.

Em sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

A Microsoft perdeu mercado porque não observou as mudanças que aconteceram na área de tecnologia. Se a mesma tivesse analisado o mercado, feito um pesquisa com seus clientes, observado com atenção os lançamentos das concorrentes, não estaria tão atrás no ranking. As concorrentes ganharam o mundo; a Google com seu sistema Android e a Apple com seu iOS dominam o mercado, somadas as vendas de aparelhos com os OS da Google e da Apple temos nada menos que 93,8% dos dispositivos vendidos em 2013. A iniciativa da Microsoft no mercado mobile teve um crescimento significativo, porém a concorrência ainda não deu bobeira para que o Windows Phone8 decole de vez. Com isso, os aparelhos com este SO representaram 3% de todas as vendas de smartphones no mundo. Faltou à Microsoft realizar uma pesquisa de mercado bem detalhada sobre o que as pessoas estavam desejando, se era mobilidade; se era mais agilidade no processamento dos dados; se queriam apenas poder acessar seus e-mails pelo celular ou se queriam ver vídeos, jogos, fazer downloads de músicas, enfim, faltou diálogo com seus clientes, faltou aguçar os sentidos e interpretar os desejos de seus clientes; coisa que o Android e iOS fazem muito bem através de seus aplicativos que localizam endereços e pessoas, realizam downloads de jogos e músicas, possibilitam a troca de e-mails e mensagens, entre outros. Ou seja, a Microsoft precisa adaptar-se as exigências do mercado assim como seus concorrentes fizeram.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/celular/50290-android-e-ios-juntos-representaram-93-8-das-vendas-de-smartphones-em-2013.htm#ixzz31ecxBWoW

Sugestão de leitura imperdível e fundamental: LEVITT, Theodore. Miopia em marketing. Harvard Business Review, jul./ago. 1960.

Você pode encontrar no link abaixo:

http://www.eniopadilha.com.br/documentos/levit_1960_miopia%20em%20marketing.pdf

MARKETING

Marcos Marques/Henry Nonaka

Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

Este é o Conceito de Marketing Estratégico, no qual deve-se ficar atento aos concorrentes, sua maneira de trabalho em relação ao mercado e o lançamento de novos produtos.

2- Ainda que haja muita prestação de serviços, um computador é um produto, com características muito peculiares. Qual a definição de produto, segundo nossas aulas?

Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade. Pode ser algo físico, um serviço ou um evento. Como por exemplo, um computador que pode ser oferecido, ou vendido, em lojas especializadas, a preços mais altos, atingindo um publico mais classe “A”; como também pode ser comprado em lojas de eletrônicos e departamentos ou, até mesmo através de sites, a preços mais populares, atingindo assim todas as classes sociais.

3- "Seja qual for a estratégia adotada, a empresa ainda tem um longo caminho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com