TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIB

Tese: PIB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  2.139 Palavras (9 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 9

PIB

Produto interno Bruto, é a soma de todos os bens e serviços produzidos, dividido pela população total.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em março de 2013, o PIB brasileiro de 2012 cresceu somente 0,9% em relação ao ano anterior considerado pelos economistas um fraco crescimento econômico, ficando abaixo dos 2,7% do ano de 2011. O único setor da economia brasileira que cresceu foi de serviços com alta de 1,7%. Mesmo com várias medidas de estímulos adotados, como por exemplo: diminuição da taxa de juros (Selic), redução dos impostos (IPI), o governo ao longo do ano de 2012 não obteve sucesso e teve uns dos piores resultados desde 2009 que quando foi o auge da crise econômica européia. Com tudo isso o Brasil perdeu a sexta posição no ranking das dez maiores economias do mundo caindo assim para o sétimo lugar.

As condições menos favoráveis no exterior difundida pela crise da dívida da Europa tiveram um impacto sobre o desempenho brasileiro.

O governo preocupado com a fraqueza da economia nacional este ano, tem adotado algumas medidas para tentar dar impulso ao PIB, entram na lista o programa de concessões de ferrovias, aeroportos e portos, a desoneração da folha de pagamento para 40 setores e o programa de redução do custo da energia elétrica para consumidores e indústria, entre outros. Portando o governo está buscando medidas para impulsionar a economia e fazer o país crescer.

Índice de Gini

O coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini. Ela é utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Consiste em um número entre 0 e 1 , onde zero corresponde a completa igualdade de renda e 1 corresponde a total desigualdade.

No Brasil apesar da crise mundial que vem se acentuando, a pobreza caiu 7,9% entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012, com isso o país atingiu no ano passado o menor nível de desigualdade desde 1960. O estudo mostra que de janeiro de 2011 a janeiro de 2012 o índice de Gini passou a ser de 0,53 a 0,51 e o crescimento de renda familiar per capita média foi de 2,7% nos 12 meses estudados. As políticas de transferência de renda e a melhoria dos indicadores educacionais também contribuíram muito para a forte queda da desigualdade.

Curva de Lorenz

A curva de Lorenz consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar as desigualdades existentes na distribuição do rendimento entre as famílias numa determinada economia ou sociedade. A curva de Lorenz se encontra entre a linha de perfeita igualdade e de extrema desigualdade, quanto mais próxima ela estiver da linha perfeita igualdade, mais igualitária é a distribuição de renda.

Para obter a curva de Lorenz, seguem-se alguns passos:

• Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

• No eixo horizontal acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

• No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda dedita da população.

A curva de Lorenz pode ser completada com o índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

IDH

Índice de Desenvolvimento Humano foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbrub ul Haq com a colaboração do economista indiano Amarty Sem.

O IDH é um dado utilizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios para analisar são:

• Grau de Escolaridade: média de anos de estudo da população adulta, ou seja o analfabetismo

• Renda: baseado no poder de compra dos habitantes; RNA (Renda Nacional Bruta)

• Nível de Saúde : baseia-se na expectativa de vida da população

O IDH varia de 0 a 1 , quanto mais se aproxima de 1 maior é o IDH local. O Brasil melhorou o IDH em 2012, mas manteve a 85º posição no ranking mundial. O país está entre os 15 países que mais conseguiram reduzir déficit no IDH entre 1990 e 2012. Segundo a ONU o IDH do Brasil para 2012 é de 0,730. O IDH do Brasil continua bem a frente dos outros países emergentes como a China (101º) África do Sul (121º) e Índia (136º). Como calcular o IDH:

O cálculo do IDH de uma localidade faz-se com a seguinte média aritmética:

IDH=L+E+R/3

L=Longevidade

E=Educação

R= Renda

Análise

Após estudarmos estas 3 formas de mensurar o desenvolvimento econômico através do Índice de Gini, Curva de Lorenz, e o Índice de Desenvolvimento Humano IDH, percebemos a complexidade que envolve a questão.

No entanto o desafio é menor do que já foi, mas ainda é grande. O Brasil ainda tem dificuldades em lidar com as tecnologias sofisticadas, o brasileiro tem baixa escolaridade frente ao cenário internacional, requer investimento em educação, desenvolvimento cientifica e tecnológico. A descoberta do Pré Sal foi um ponto importante para a liderança petroleira, que vem crescendo forte no mercado internacional. Com isso precisamos de mais investimentos em todos os aspectos social, cultural e econômico para crescermos de forma equilibrada e atingirmos o objetivo de se tornar-mos uma grande economia mundial.

Etapa: 2

BRIC ( Brasil, Rússia, Índia e China)

BRASIL

O Brasil em relação aos demais países do BRIC, é o que tem apresentado menor crescimento, no entanto é o que apresenta maior variedade de recursos naturais (Ex; água doce), e grande parte de área de terra com clima apropriado para a agricultura. Outra diferença é o fato do Brasil não ser uma potencia militar como os demais.

O Brasil possui as menores taxas de crescimento (média de 1,8% nos anos 90 e de 3,1% entre 200 e 2006), quando comparado aos demais países que compõem o BRIC, tais taxas de crescimento são bem menores do que aquelas vivenciadas em 1960 e 1970, em que os níveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com