TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA RELATÓRIO PIM

Por:   •  25/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

São Carlos – SP

2019

INTRODUÇÃO

         Este trabalho tem por objetivo desenvolver o Projeto Integrado Multidisciplinar analisando as características e a organização de uma determinada empresa associado ao aprendizado teórico adquirido com as disciplinas estudadas neste bimestre do Curso Tecnólogo em Gestão Financeira.

         A empresa escolhida para realizar esse PIM foi a AMBEV (Companhia de Bebidas das Américas).

A metodologia de pesquisa utilizada são as referências bibliográficas retiradas do Google acadêmico ou do livro-texto disponibilizado em cada disciplina.

As disciplinas abordadas nesse PIM são Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Fundamentos da Administração

A administração de uma empresa vem a ser um processo de planejamento, liderança e organização. A finalidade essencial é fazer acontecer os desejos e objetivos das pessoas, solucionando os problemas e atendendo suas necessidades.

O planejamento é a projeção de situações futuras com a devida utilização de métodos, planos e lógicas. A organização consiste no processor de determinar tarefas, responsabilidades e recursos de forma que se possa alcançar objetivos. A liderança engloba diversas funções como dirigir, influenciar, orientar para que haja na organização coesão e alinhamento de esforços a fim de que se obtenham os melhores resultados.

Na empresa é necessário que haja uma visão do trabalho, a qual cabe a cada um fazer sua parte. O gerente monitora os seus funcionários fazendo com que cada um faça a sua parte.

Comunicação Empresarial

A Comunicação Empresarial é o conjunto de modelos ou instrumentos de ação que a empresa utiliza para falar e se fazer ouvir. Interna e externamente a informação é prestada por ela corresponde a uma estratégia com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos.

A comunicação está associada à transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor. O emissor é aquele que emite a mensagem para um ou mais receptores, por exemplo, uma pessoa, um grupo de indivíduos, uma empresa. O receptor é quem recebe a mensagem emitida pelo emissor.

As ferramentas de comunicação são escolhidas de acordo com seu público alvo. O público externo é formado pela sociedade em geral, incluindo políticos, formadores de opinião e os consumidores. O público interno é formado por colaboradores, dentre eles, funcionários, fornecedores, clientes e fornecedores.

A linguagem verbal, na forma informal, é comumente utilizada nas empresas entre proprietário, gerente, funcionários, clientes e fornecedores.

Técnicas de Informática

O conceito de Tecnologia da Informação é muito mais abrangente do que somente os conceitos de processos de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software. Envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.

A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização. A visão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresariais.

A internet é uma ferramenta essencial para as empresas contribuindo para a análise da concorrência, anúncio de venda e compra de produtos e comunicações com clientes entre funcionários e patrão.

As redes sociais também ganharam a sua importância através da comunicação entre patrão e funcionário, ou de cliente com a empresa facilitando muitas vezes o processo de escolha de produtos por parte do cliente.

1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

 A empresa Companhia de Bebidas das Américas (Ambev S/A) foi fundada no dia 2 de julho de 1999 por Jorge Paulo Lemaan e Carlos Alberto Sicupira. Sua sede está localizada na Rua Doutor Renato Paes de Barros, 1017, 3º andar – São Paulo, CNPJ: 07.526.557/0001-00. Segue no ramo de fabricação, distribuição e comercialização de bebidas alcóolicas e não alcóolicas, comercializando 30 marcas diferentes de bebidas como, a cerveja, refrigerante, chá, isotônicos e energéticos. É uma empresa de grande porte com 50.900 colaboradores, destes 31.000 só no Brasil. O faturamento anual (01/01/2018 a 31/12/2018) é de R$ 76.727.601,00. Contém 32 fábricas, 2 maltarias no Brasil, com 100 centros de distribuição em 17 países da América e 500 franquias. Os principais concorrentes são a Coca-Cola e Femsa (Formento Econômico Mexicano) que fabrica as cervejas Heineken, Kaiser, Sol e Xingu.  

A principal missão da Ambev é desenvolver com total responsabilidade os serviços e a satisfação de seus clientes. A declaração de visão quer demostrar integridade, trabalho duro, consistência e responsabilidade, tendo foco e tolerância zero para garantir uma empresa competitiva e duradoura. Na declaração de valores mostram serem comprometidos com a ética e a integridade, tendo a reputação e a honestidade os bens mais valiosos para a empresa.

A empresa Ambev tem relação com a Escola de Relações Humanas, pois ressalta a melhoria da capacidade do trabalho com a compreensão dos trabalhadores. Destaca os elementos emocionais que não são planejados e irracionais do comportamento dentro da organização.

A preocupação com a responsabilidade social é um crescente na empresa. A cervejaria Ambev possui o sistema SAVEh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica). É uma plataforma online inédita que oferece gratuitamente um sistema de gestão para a empresa que utiliza água no seu processo produtivo e consigam economizar esse recurso. A ferramenta possibilita a divulgação dos resultados para o público interno, clientes, fornecedores, entre outros.

Em preocupação também com o meio ambiente, a Ambev se preocupa cada vez mais em criar embalagens úteis e mais fáceis de serem reutilizadas utilizando o maior percentual de material reciclado.

Com respeito à diversidade, a Ambev tem parcerias com dois grupos:

O LAGER (Lesbian And Gay and Everyone Respected) é um grupo responsável em promover um ambiente de trabalho em que as pessoas possam ser quem elas são, reafirmado com a Carta de Compromisso do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, criada em março de 2013. O Fórum de Empresas e Direitos LGBT é uma organização informal reunindo as grandes empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, tendo como objetivo influenciar o meio empresarial e a sociedade em que se trata do tema LGBT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (177.7 Kb)   docx (58.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com