TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pax Britânica

Por:   •  14/12/2015  •  Resenha  •  842 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

A Pax Britânica, também conhecida como Paz Britânica, foi um período relativamente longo após a famosa Batalha de Trafalgar, uma das tantas batalhas napoleônicas contra o a Inglaterra que não obteve sucesso, já que a marinha britânica começava a se destacar desde muito antes, e Napoleão não conseguiu, mesmo com a ajuda da Espanha, obter vitória em qualquer batalha contra eles.

        Após o fim dessa batalha, o Império Britânico se expandiu de uma maneira assombrosa já que além de ganhar territórios, este também acabou por reduzir muito o poderio naval, tanto com relação aos navios de guerra quanto aos marinheiros como um todo, dos seus inimigos. Isso fez com que a Inglaterra pudesse começar sua hegemonia britânica na questão marítima – advento mais importante para a época – principalmente na área comercial, onde esta começou a ter total controle, ultrapassando até mesmo os ditos pelo Bloqueio Continental de Napoleão, isso porque o comércio com a Inglaterra ficava impressindível, já que esta era a única capaz de suprir as necessidades de diversas metrópoles européias e também as colônias.

        Após as inúmeras derrotas napoleônicas, e a completa derrota dos mesmos, foi criado o Congresso de Viena para reestruturar uma Europa que na visão das grandes potências não estava organizada. Pode-se destacar desse Congresso o acordo de legitimidade dos soberanos, onde apesar das batalhas napolêonicas, tudo voltaria como era anteriormente, respeitando a hereditariedade dos soberanos em questão. Foi desse modo que a Inglaterra conseguiu se expandir, criando o Reino dos Países Baixos, e também consagrar uma paz européia nunca antes vista por tanto tempo, sendo que tudo parecia ser fiscalizado pelo Império Britânico.

        Foi desse modo que, após as guerras napolêonicas a Inglaterra conseguiu se consagrar, numa conjuntura ainda da Revolução Industrial acontecendo em território britânico que apenas somaram mais adventos para uma nação mais desenvolvida, O desenvolvimento tecnológico foi claro, mas também para conseguir a Pax Britânica, a Inglaterra teve toda uma transformação econômica, social e político. Econômico devido ao fato deles terem sido a primeira nação a repensar o comércio internacional, começando um primeiro livre comércio feito entre os países, fora a criação de bancos e bolsas de valores que geravam uma quantia enorme de dinheiro para Londres. Social por causa, principalmente da oferta de trabalho na época que era abrangente devido a um ‘êxodo rural’ muito grande devido a expulsão de camponeses dos campos para as cidades. Dessa forma, os salários caíram muito, deixando as industrias se desenvolverem a todo vapor. E político pelo fato da mudança monárquica que acontecida na Inglaterra na época. O Absolutismo já que estava em queda desde a Revolução Gloriosa (1688) e era so questão de tempo até se ver o fim desse regime. A Inglaterra então mudou seu regime para uma monarquia parlamentar, deixando o parlamento como entidade superior ao monarca, deixando a nação ter decisões muito mais benéficas para o país como um todo, deixando até mesmo o país mais liberalista em comparação ao resto europeu.

        Foi então que o Império Britânico conseguiu sua consagração financeira, conseguindo coordenar a política internacional e também o comércio marítimo; o mais usado na época. Londres passou a ser a cidade com o porto mais importante do mundo, onde todas as nações precisavam e queridam fazer transações.

        Fundamentalmente, a Pax Britânica pode ser definida como o período de tempo – mais de um século - em que, após as guerras napolêonicas contínuas, a Europa conseguiu pela primeira vez obter paz depois de tantas mortes. E apesar de se falar de toda a Europa quando falamos da Pax, a Inglaterra teve grandes feitos nesse evento pelo fato de ter conseguido de vez ter derrotado Napoleão com sua marinha por várias frentes e ter conseguido establizar uma Europa mal organizada e perdida comercial, política e socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com