TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pense e indique as diferenças entre macroeconomia e microeconomia

Tese: Pense e indique as diferenças entre macroeconomia e microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

1. Conceitue e aponte as diferenças entre macroeconômicos e microeconomia.

A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permite conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países. Em suma a macroeconomia ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis. Por outro lado a microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda comportamentos das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. Estuda os mercados que operam os demandantes e ofertantes de bens e serviços. Sob uma perspectiva microeconômica, considera-se a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.

2. Sintetize os objetivos de política econômica.

A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI, o Banco Mundial e o Ex-Im Bank. Cada vez mais há uma interação com entidades multinacionais, pelo fato de a economia da maioria dos países encontrar-se globalizada.

Os objetivos da política econômica são:

a) alto nível de emprego; b)Estabilidade de Preços: Combate à inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta, como veremos no capítulo 13, são um objetivo da política econômica; c)Distribuição Eqüitativa de Renda;

d) Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política

São as seguintes as metas de política macroeconômica:

• Alto nível de emprego

• Estabilidade de preços

• Distribuição de renda socialmente justa

• Crescimento econômico

1. Alto Nível de Emprego: Pode-se dizer que a questão de desemprego, a partir dos anos 30, permitiu um aprofundamento da análise macroeconômica. Surgiu o livro de John Maynard Keynes – Teoria geral do emprego, dos juros e da moeda -, em 1936, que forneceu aos governantes os instrumentos necessários para que a economia recuperasse o nível de emprego potencial ao longo do tempo.

1. Estabilidade de Preços

- Define-se inflação como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços.

1. Distribuição Equitativa de Renda

- Apesar do crescimento da economia brasileira nos últimos anos, ainda verifica-se uma desigualdade acentuada de nível de renda, tanto no nível pessoal como no nível regional.

1. Crescimento econômico

Para que se cresça além da capacidade instalada – dado o pleno emprego:

• Aumento dos Recursos Disponíveis

• Avanço Tecnológico (novas maneiras de organizar a produção, qualificação da mão de obra)

• Inter-relações e conflitos entre objetivos

3. Conceitue inflação.

É definida como um aumento continuo e generalizado no índice de preços, ou seja, os movimentos inflacionários são aumentos contínuos de preços, e não podem ser confundidos com altas esporádicas de preços. O aumento de um bem ou serviço em particular não constitui inflação, que ocorre apenas quando há um aumento generalizado, da maioria dos bens e serviços.

As fontes de inflação costumas diferir em função das condições de cada país

Inflação de demanda – inflação provocada pelo excesso de demanda agregada, em relação à produção de bens e serviços. A probabilidade de ocorrer a inflação de demanda aumenta quando a economia está produzindo próximo do pleno emprego de recursos. O aumento da demanda agregada de bens e serviços, com a economia já em plena capacidade, conduzem a elevações de preços.

Inflação de custos – inflação por elevação de custos. Pode ser relacionada à uma inflação tipicamente de oferta. O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam. Com isso, ocorre uma retração da produção, deslocando a curva da oferta do produto para trás,provocando o aumento dos preços no mercado.

Suas causas mais comuns são:

Aumento do custo de matérias-primas

Aumentos salariais acima da produtividade

Estrutura de mercado

4. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

Se ocorresse de os preços de tudo serem elevados às mesmas taxas ao contrário do que se imagina de que ninguém perderia e que apenas ocorreria uma elevação no nível geral de preços, mas na realidade não funciona assim. O que ocorre num processo inflacionário intenso é que a velocidade de aumento difere entre os vários bens e serviços, e, assim, alguns segmentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com