TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política brasileira de exportação

Artigo: Política brasileira de exportação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  428 Visualizações

POLÍTICA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO

A partir das necessidades das nações de suprirem suas carências surgiu o desenvolvimento do Comércio Internacional. As nações buscam em outros países produtos e serviços que não podem ser produzidos em seu território.

A economia mundial está vivenciando um período de grandes transformações, principalmente com a internacionalização ocorrida nos últimos 20 anos.

As decisões de produção e comercialização internacional ficaram muito ligadas com a internacionalização dos mercados, ou seja, a multinacionalização de empresas se espalhou pelo mundo e grande parte de novos produtos que aparece no mercado é comercializada internacionalmente ou depende de componentes importados.

Observa-se que grande parcela do comércio mundial é realizada entre empresas do mesmo grupo; as empresas multinacionais distribuem suas atividades produtivas em escala mundial, escolhendo os países de acordo com as vantagens oferecidas.

A participação no mercado globalizado exige que as empresas saibam que além das vantagens há também riscos que envolvem as transações entre países, as exportações devem ser realizadas com planejamentos que analisem cuidadosamente os aspectos peculiares dos países envolvidos na comercialização.

A política brasileira de exportação até 1990 adotava o modelo protecionista, concedendo vários incentivos para vendas exteriores e impondo restrições tarifárias e não-tarifárias às compras do exterior.

A partir da década de 90 houve total reformulação na política de comércio exterior, tanto na área administrativa dos órgãos que compõem a estrutura de comércio exterior, como o acontecimento da abertura do mercado interno aos produtos estrangeiros, suprimindo barreiras às importações.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com