TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posição da PG Implementos no mercado internacional

Ensaio: Posição da PG Implementos no mercado internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Ensaio  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

01- O que você faria no lugar de JB?

Em primeiro lugar, eu iria analisar a questão de que se deve prezar pela qualidade. Por mais que a oportunidade fosse de encher os olhos, não se pode fazer uma mudança radical como essa. A empresa hoje tem a capacidade de produção de 10 mil coroas e pinhões por ano, e Guilhermo propôs que fosse fornecido 40 mil coroas e pinhões. Dá para pensar de que a remuneração desse negócio ia ser o suficiente para comprar maquinários e contratar funcionários para efetuar essa produção, porém a chance de encontrar pessoas capacitadas ao nível da empresa seria mínima. Logo, a decisão mais inteligente a ser tomada por JB, na minha concepção, seria recusar a oportunidade de negócio, mas sem fechar as portas. Propor para Guilhermo um novo contato no futuro. Passando a investir pouco a pouco a partir de então, comprando maquinários e contratando. Além de que, como diz o ditado: a pressa é inimiga da perfeição.

02- Por que a PG Implementos entrou no projeto? A empresa estava preparada? Foi uma decisão correta?

A empresa PG Implementos entrou no projeto de maneira curiosa. No primeiro momento não foi inteligente a decisão tomada, ela não tinha nenhum estrutura para iniciar no ramo da exportação, sem experiência no mercado internacional, limitação de portfólios, sem fazer menção que estava com demanda elevada e pouca produção. Se eventualmente recebesse alguma proposta, ficaria em uma situação desagradável como ocorreu com Guilhermo. Entretanto, foi uma brecha para que JB visse que estava na hora de ampliar seu negócio.

03- Na hipótese de JB investir no aumento da capacidade de produção e Guilhermo interromper as compras por algum motivo, o que você faria?

Teria que rever toda a situação novamente. Participaria de outras feiras internacionais, mostrando seus produtos, fazendo novos contatos, dando-se a chance de um novo fechamento de negócio. Investiria em propagandas, exibindo seu histórico de qualidade.

04- Comente sobre os riscos inerentes ao investimento em produzir em um país para fornecimento em outros mercados no exterior.

Pode considerar como risco o clima propício de cada país. Por mais que seja feito várias culturas diferentes por ano em cada lugar, a necessidade de troca de peças agrícolas não surja com tanta frequência como esperado pela empresa, partindo de que exportaria para reposição de peças. Por outro lado, a inovação tecnológica de tratores, empilhadeiras, e afins, faz com que gere uma demanda elevada. O que também gera risco um início de vendas fantástico, e de repente caia a demanda.

05- Leve em conta o ambiente em 2003 (pesquise), faça uma análise PFOA para a PG Implementos e proponha estratégia de atuação.

O Plano Estratégico - PFOA – FOFA – FFOA – SWOT – da PG Implementos, a partir de uma breve análise:

• Fortalezas: recente infiltração em um mercado comercial internacional de grande expansão, com várias portas abertas e a abrir.

• Fraquezas: desestruturação para encarar de maneira brusca o ramo da exportação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com