TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAR SUA EMPRESA AO MERCADO INTERNACIONAL.

Trabalho Universitário: ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAR SUA EMPRESA AO MERCADO INTERNACIONAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRATÉGIAS PARA ADAPTAR SUA EMPRESA AO MERCADO INTERNACIONAL.

Em um cenário de globalização, a figura do plano estratégico de marketing internacional, assume uma posição fundamental para o sucesso do negócio no mercado exterior. É necessário o conhecimento do mercado alvo, e um estudo aprofundado das caraterísticas organizacionais da concorrência, pois é baseado no mercado já existente, que a empresa de bebidas, trará diferenciais em seu produto para obter destaque no país atuante.

Atuar no mercado internacional exige uma adaptação à cultura daquele país, respeitando suas crenças, valores, e religião. Cada povo reage de modo diferente, e tem sua visão influenciada pela maneira com que vivem, pela economia, pelo governo, enfim, cada povo tem sua singularidade e é justamente a capacidade de adaptação às exigências culturais do mercado almejado que deverá ser considerado, ao penetrar no mercado internacional.

Utilizar técnicas de análise de mercado como SWOT, trará ferramentas e direcionamentos mais assertivos, pois esta análise procura reconhecer as oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos do mercado, auxiliando na criação do “mix de marketing” direcionado; levando em consideração os riscos e ruídos na comunicação que o ambiente internacional oferece como: a linguagem, o proximics, a cultura e a religião do país alvo.

No cenário internacional o bem mais valioso é a informação. A construção de relacionamentos duradouros no que tange a negociação com o mercado exterior precisa ser mantida a médio e longo prazo. Esta prática transmitirá uma imagem de responsabilidade da empresa com o país em questão.

É preciso “pensar globalmente e agir regionalmente”, ou seja, o marketing internacional tem todos os componentes do marketing tradicional, mas exige uma adaptação ás distinções com relação a aspectos como: diferenças sociais, raciais, regionais, situação política, econômica, respeito as regras internacionais e cambio, é necessário realizar um estudo minucioso em relação ao país que pretende estabelecer relações comerciais, para prever todas as situações e assim elaborar um plano de marketing para cada situação futura.

REFERÊNCIAS

KOTLER, P. e FOX, K. Strategic Marketing for Educational Institutions. Englewood cliffs (NJ); Prentice Hall, 1985, p, 279.

KUAZAQUI, Edmir. Marketing Internacional: como conquistar negócios mercados internacionais. São Paulo: Makron Books, 1999.

PIPKIN Alex. Marketing Internacional – Uma abordagem estratégica.Editora: Aduaneiras. 2012, 4ª Edição.

WARREN J. Keegan. Marketing Global. Editora: Pearson, 2005, 7ª Edição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com