TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Internacional

Trabalho Escolar: Mercado Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 4

1. Cite e discuta, em um texto de 15 linhas, os passos de integração econômica. (5,0 pontos)

A integração econômica é o meio que os países criaram para ter elos comercialmente, monetariamente e economicamente entre si. Estes elos visam trazer benefícios e aumentar as vantagens de cada País de acordo com o seu interesse, mais ainda, esta integração econômica geralmente evoluem para uma integração política. A fórmula usada para tal integração são os blocos que na maioria das vezes se formam por países de uma mesma região criando alianças ( como a ALCA, NAFTA, MERCOSUL, UNIAO EUROPEIA) com a intenção de diminuir as barreiras comerciais e estabelecer regras próprias afim de facilitar as negociações entre os países membros.

O comércio sem barreiras (tarifas, subsídios, quotas e licenças de importação, controle sanitário) é vantajoso para todos os países, mas o fato é que os países adotam barreiras como um protecionismo diminuindo a integração.

Na integração econômica existe diversos estágios, à medida que há maior integração entre países, também se reduz a soberania destes sobre suas políticas econômicas. Porém, como os países atuam em sua grande maioria com protecionismo sobre suas políticas econômicas, não é surpresa que a maioria dos projetos de integração visa apenas à formação de uma ZONA ou ÁREA de LIVRE COMÉRCIO onde os países membros concordam em eliminar as barreiras sobre o comércio recíproco. Mas, as políticas em relação aos países são independentes.

O MERCOSUL está no segundo estagio da integração, a UNIÃO ADUANEIRA , que além da eliminação das barreiras comerciais, os países membros passam a adotar política comercial uniforme em relação aos países não membros. Entretanto, este bloco visa se enquadrar dentro do MERCADO COMUM, que tem os mesmos preceitos da União Aduaneira somados com a livre movimentação dos fatores de produção (capital e trabalho).

UNIÃO ECONÔMICA é o próximo estagio dentro desta ordem crescente de interdependência que tem as mesmas características do mercado comum e harmonização da política monetária, ou seja, uma moeda comum. E o último estagio é a integração ECONÔMICA TOTAL que além da união monetária, prevê também harmonização de todas as políticas econômicas como ocorre na União Européia, Avanço que se deu com a introdução do Euro que trouxe estabilidade cambial e uma política monetária comum.

2. A União Européia introduziu o Euro como moeda única. Baseado na concepção do Euro, você acha possível introduzir-se uma moeda única no Mercosul? Justifique sua resposta em no mínimo 20 linhas. (5,0 pontos)

Não, uma moeda única no Mercosul me parece surreal, tendo em vista que há muito tempo este bloco formado pela união de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e mais recentemente a Venezuela, firmou está aliança no intuito de instituir o livre comércio e chegar ao estágio de Mercado Comum, como sugere o próprio nome do bloco “Mercado Comum do Sul”, mas que até o presente momento o projeto não está tendo o sucesso esperado. Neste processo de transição foi estipulado um longo prazo para minimizar o impacto sobre os agentes econômicos, entretanto ainda não conseguiram de fato ter esta transição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com