TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de gerenciamento e melhoria de processos INOXEL

Pesquisas Acadêmicas: Problemas de gerenciamento e melhoria de processos INOXEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

Introdução

Contexto

Passo 01

Passo 02

Passo 03

Recomendações Finais

Referências Bibliográficas

OBS: ao final do pontilhado, vocês devem incluir o número da página que corresponde ao início do assunto, ok?

INTRODUÇÃO

A introdução ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, não devendo antecipar as conclusões e recomendações decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada.

Em suma, apresente o que será apresentado no decorrer do Desafio e seus objetivos.

Contexto

Em 1992 deu-se a criação da empresa RER - Caldeiraria por Ronaldo, Edere Roberto Gonçalves. Em 2001, deu-se a criação da empresa MHI – EstruturasMetálicas por Antônio, José Murrer e Fernando Torquato, sendo que em 2005 deu-sea fusão de ambas as empresas e a criação da INOXBEL, tendo sua sede em Jundiaí(São Paulo/SP).

Com o passar do tempo, o grupo INOXEL expandiu suas atividades emvários estados do Brasil e hoje conta com 06 plantas industriais no país. O Grupoconta com uma ampla gama de clientes, dentre eles: Petrobrás, General Motors,Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Benz, Toyota, Ford Motors, e outros.

Os princípios básicos do grupo estão alicerçados na qualidade, noatendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e norelacionamento com: clientes, fornecedores e parceiros.

Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorarcompetências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e à otimizaçãodos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideiasforam ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneirasustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.

A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos deatuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional,produtos e equipamentos de porte, como: chaminés, silos, moegas, ciclones,comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc. Tem o seudestaque em produtos e serviços, tais como:

- Caldeiraria industrial.

- Estruturas metálicas.

- Vasos de pressão e Tanques estacionários.

- Silos, Chaminés e Ciclones.

- Filtros manga.

- Plataformas e Escadas.

- Tubos, Dutos, Curvas e Bifurcações.

- Grades, Stop-log e Comportas.

- Montagens industriais.

- Produtos e equipamentos sob projeto.

- Lavadores Industriais.

- Lavadores de Gases.

- Equipamentos para empresas automobilísticas.

- Lavadores.

- Túneis.

- Tanques.

Na caldeiraria industrial existem duas modalidades: caldeiraria leve ecaldeiraria pesada. Ambas agrupam funções como reformas em geral, manutençãopreventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços decalandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirariasindustriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

O Grupo não possui nenhum sistema de gestão de qualidade, mas nosúltimos tempos os grandes clientes estão sugerindo que a empresa busquecertificações (tais como a ISO 1) para que continue como fornecedor. Até o momentoa INOXEL acreditou que tendo os melhores profissionais do mercado na área seria osuficiente para desenvolver excelentes projetos e manter sua clientela satisfeita,mas a cobrança tem sido constante.

A estrutura organizacional prevalente na INOXEL caracteriza-se por umaorganização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado naorganização é que o “controle” é a melhor e única ferramenta de gestão quefunciona.

A INOXEL se preocupa com a qualidade de vida de seu colaborador, oferecendoalguns benefícios, tais como: Assistência Médica; Vale Transporte; Cesta Básica;Seguro de vida em grupo / Auxílio Funeral; Convênio Farmácia e Convênio Ótico.

Procurando resolver os problemas de gestão e melhoria dos processos a fim deotimização dos resultados, o grupo contratou sua empresa de consultoria (GestãoEmpresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental).

PASSO 01:

Responder as seguintes questões com base na disciplina Tecnologias de Gestão: (OBS: utilizar as próprias palavras para responder as questões, sem extrair conteúdo da internet. Utilize o conhecimento obtido nas vídeo-aulas e através das leituras do caderno de atividades e PLT).

O que pode ser utilizado na INOXEL?

Resposta:

DICA: a pergunta se refere as ferramentas gerenciais de qualidade que podem ser utilizadas na empresa estudada acima, tais como Balanced Scorecard e Ciclo PDCA. (Reveja, principalmente, a vídeo-aula n° 02 para ajuda-lo a responder esta questão).

Que critérios podem ser trabalhados na INOXEL?

Resposta:

DICA: Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona.São oito critérios: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. (Todas as vídeo-aulas ajudam você a responder esta questão).

Considerando as ferramentas de gestão mais utilizados pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com