TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos de gerenciamento de processo

Artigo: Recursos de gerenciamento de processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Artigo  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

1- A palavra administração vem do latim “administratione” significa direção , gerenciar, ou seja administrar ou dirigir pessoas, negócios ou recursos com objetivos de atingir os seus ideais. A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, abrangido cinco tipos principais funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

Os primeiros indícios de administração surgiu em 3000a.C onde surgiu os primeiros dirigentes e funcionários administrativos. De acordo com Maximiano

(Teoria Geral da Administração - 2ª Ed. 2012 - Edição Compacta) a partir do século XXI o obteve varias mudanças no ambiente administrativa no decorrer dos anos: competitivo; tecnológico; econômico e social fazendo surgir novas visões e conceitos sobre a área administrativa.

2- As escolas sustentadas foram:

A Escola Clássica: que tinha como eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização. Essa escola tinha como integrantes: Frederick Wislow Taylor, que tinha como ideia o movimento da administração cientifica, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford: Tinha como ideias principais a linha de montagem, produtos, peças e trabalhadores padronizados.

Henri Fayol: tinha a administração como processo com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa.

Max Weber: tinha como a burocracia como forma de autoridade, eficiência burocracia, organização como maquina burocrática.

A Escola Neoclássica: Estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção.

Essa escola tinha como integrantes Pierre du Pont e Alfred Sloan, tinham como ideias estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo e descentralização da execução.

A Escola Comportamental: Tinha como ideias a diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social.

Pensamento Sistêmico: Complexidade, sistemas.

3- No século XVIII, as tendências que o mercantilismo havia iniciado foram impulsionados pela Revolução Industrial, que foi produto de dois eventos: o surgimento das fabricas e a invenção das maquinas a vapor. A Revolução Industrial revolucionou também a produção e aplicação de conhecimentos administrativos. Na maior parte do tempo que a antecedeu, a história da administração foi predominantemente a história de países, cidades, governantes, exércitos e organizações religiosas. A partir do século XVIII, o desenvolvimento da administração foi influenciado pelo surgimento de uma nova personagem social: A empresa industrial.

A Revolução Industrial ocorreu no início do século XVIII na Inglaterra. O acontecido ocorreu porque a burguesia industrial almejava por maiores lucros e por uma maior eficiência, ou seja, fazer mais com menos, além do crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com