TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de gerenciamento de armazenamento

Artigo: Processo de gerenciamento de armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Artigo  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

4. ETAPA 3

GESTÃO DA ARMAZENAGEM

3.1 O Processo de Gestão de Armazenagem

A armazenagem de materiais ou produtos nada mais é do que um conjunto de atividades que envolvem a conservação de matérias primas e produtos acabados, recepção das mercadorias,descarregamento, carregamento, conferência, endereçamento e estocagem.Esses procedimentos podem ocorrer em diversas áreas de uma empresa grande ou pequena.A armazenagem pode ser em locais específicos, dependendo do tipo, tamanho, peso. Alguns exemplos são produtos perecíveis que necessitam de locais resfriados para manter sua qualidade e também para não estragarem, no caso de produtos químicos devem ser armazenados em lugares específicos porque dependendo dos produtos devem ser armazenados em lugares abertos e outros devem ser armazenados em lugares fechados e dependendo dos produtos devem ficar isolados só sendo manuseados na hora do transporte. Há diversos tipos de armazenagem e equipamentos, um desses tipos mais conhecidos são em prateleiras porta palhetes onde mercadorias ficam armazenadas em cima de pallets e estocada sem prateleiras e com o nome referência do produto. Hoje em dia com a globalização de tudo e todos, os processos e procedimentos de armazenagem ficaram mais automatizados. Imagine um armazém onde se armazena desde uma agulha até um carro de luxo, o tempo de procura é o grande gargalo. Mesmo que a armazenagem seja feita de forma correta o tempo perdido é dinheiro jogado fora. Então algumas empresas usam pallets rastreados pelo sistema de posicionamento global “GPS”, com isso o tempo de procura é menor e tem lugares onde a armazenagem e a localização é feita por robôs e leitores infravermelhos.

O Posto Campeão realiza esses procedimentos de descarregamento, conferência e estocagem da matéria prima e depois nos produtos acabados.O procedimento funciona assim: a linha de produção necessita de matéria prima então solicita ao almoxarifado, que pega o pedido da linha de produção e localiza o pedido no estoque.Conforme a produção vai fazendo os produtos acabados eles passam pelo setor de qualidade que analisam se tudo está no padrão de qualidade da empresa, então são liberados para a estocagem de produtos acabados. Existem produtos que passam pelo setor de avaliação da qualidade e depois vão para a estocagem de produtos semi acabados.

O Posto Campeão procura armazenar o menos possível de produtos acabados para não comprometer sua linha de produção e seu estoque de matéria prima é sempre regulado comum nível de segurança razoável para que não haja dinheiro parado em estoque.

3.2 Conteinerização de Carga

A Conteinerização é um sistema intermodal de transporte de carga que revolucionou o sistema de transporte nacional e internacional, podendo ser transportado qualquer tipo de carga, pois existem diversos modelos e tamanhos de contêiner são padronizado pelo ISO. O procedimento utilizado para carregar um contêiner é a estufagem onde se colocam cargas soltas e sobre pallets, ou em qualquer tipo de equipamento próprios para transporte, e o descarregamento é chamado de desova. No Posto Campeão esse procedimento de expedição de carga por contêiner não é utilizado, pois os clientes compram os produtos em quantidade que pode ser realizador pelos métodos tradicionais.

No entanto, deve-se salientar as dificuldades de acesso às empresas exportadoras no Brasil o que determinou a amostra utilizada, principalmente pela restringindo as respostas aos questionários eletrônicos enviados aos profissionais responsáveis a respostas voluntárias.

Outra questão a considerar, não exclusiva deste trabalho, é a relativa ao zelo das empresas em divulgar informações classificadas por elas como estratégicas, mesmo assegurando-se confidencialidade, a impossibilidade de identificação de respostas individuais e o uso exclusivamente acadêmico das informações obtidas.

3.3 Procedimentos para recebimento e entrega

Normalmente os procedimentos de recebimento e entrega variam de acordo com asorganizações.Existem diversos equipamentos usados para realizar o recebimento, mas o que foi mais importante para esse procedimento é os software que ao passar dos anos foram ajudando os operadores logísticos. Nas ultimas décadas com o grande aumento de distribuição de carga o recebimento de cargas foi o grande assunto de todos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com