TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo industrial de fabricação de celulose

Artigo: Processo industrial de fabricação de celulose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO INDUSTRIAL DE FABRICAÇÃO DE CELULOSE

Na fábrica a madeira é recebida com casca e com comprimento variando entre 2 e 2,4 m, e transferida para tambores descascadores onde é descascada mecanicamente. As toras já descascadas através de picadores onde são transformadas em cavacos com dimensões e formas convenientes ao cozimento. Os cavacos produzidos são estocados em uma pilha de cavacos ao ar livre de onde vão para o peneiramento de onde são enviados para a área de cozimento e os rejeitos e a casca extraídos passam por picadores e são transportadas para a pilha de biomassa para energia.

Na área de cozimento os cavacos são alimentados ao digestor contínuo onde a lignina é dissolvida no licor de cozimento resultando as fibras de celulose e licor preto. A massa proveniente de descarga do digestor passa por um sistema de separação de nós e em seguida por depuradores pressurizados com três estágios, com o objetivo de separar os palitos. No pré-branqueamento a massa lavada recebe lixívia branca oxidada e é enviada para o reator juntamente com o oxigênio, ocorrendo a deslignificação adicional.

Da torre de estocagem, a celulose pré-branqueada é bombeada para a área de branqueamento onde sofre um tratamento de alvejamento com dióxido de cloro, hidróxido de sódio e oxigênio de forma alternada em torres de branqueamento. Após o branqueamento, a celulose é estocada em torre de média consistência localizadas na área de depuração e secagem da pasta branqueada. A celulose já depurada é engrossada em filtros, sendo conduzida para tanques intermediários de pasta. Destes tanques, a celulose é bombeada para os tanques das máquinas de secagem e de papel, e destes últimos para as caixas de entrada destas máquinas. Na máquina secadora obtem-se uma folha contínua com teor seco de 90%. A folha contínua de celulose é cortada em folhas de formatos padronizados, as quais em seguida serão empilhadas, pesadas, prensadas e embaladas em fardos.

A lixívia preta fraca, proveniente do cozimento, sofrerá um processo de evaporação com o objetivo de aumentar a concentração de sólidos, para ser queimada na caldeira de recuperação. A parte orgânica da lixívia é queimada e a parte inorgânica fundida. O calor gerado na caldeira será utilizado para a produção de vapor que é utilizado no processo e para a geração de energia elétrica. Os produtos inorgânicos fundidos escoarão da fornalha para o tanque de dissolução, obtendo-se a lixívia verde que será enviada para a causticação, onde é produzido o licor de cozimento.

PROCESSO INDUSTRIAL NA FABRICAÇÃO DE PAPEL

O Papel é fabricado a partir de celulose 100% Kraft branqueada, produzida no local. A produção anual estimada é de cerca de 213.500 ton/ano sob a forma de bobinas de larguras, diâmetros e gramaturas diversos.

Aditivos químicos são aplicados para auxiliar na formação da folha, tais como componentes minerais (Caulim, Carbonato de Cálcio), produtos específicos para retenção desses e outros, para colagem das fibras e acabamento de superfície.

Serão produzidos papéis brancos para impressão, formulários contínuos e linha de copiativos. A gramatura dos papéis situa-se entre 56 a 110 g/m2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com