TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a definição de um processo industrial?

Seminário: Qual é a definição de um processo industrial?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Seminário  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  1.852 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a definição de processo industrial?

Processos industriais são procedimentos envolvendo passos químicos ou mecânicos que fazem parte da manufatura de um ou vários itens, usualmente em grande escala.

No controle automático, um processo denota uma operação ou uma série de operações sobre materiais sólidos ou fluídos, de modo a conseguir que estes materiais sejam colocados em um estado de utilização mais conveniente. Os estados físicos e químicos desses materiais não são alterados. Geralmente, existem várias condições internas e externas que afetam o desempenho de um processo. Estas condições são denominadas de variáveis de processo, tais como: temperatura, pressão, nível, vazão, volume, etc. O processo pode ser controlado medindo-se a variável que representa o estado desejado e ajustando automaticamente as outras variáveis, de maneira a se conseguir um valor desejado para a variável controlada. As condições ambientes devem sempre ser incluídas na relação de variáveis do processo.

2) O que é variável de Processo?

A variável de processo é uma grandeza física que altera seu valor em função de outras variáveis e principalmente em relação ao tempo. Formas mais utilizada:

Variável controlada: Temperatura da água

Meio controlado: Água na saída do processo

Variável manipulada: Vazão de vapor

Agente de controle: Vapor

3) O que é variável controlada?

A variável controlada de um processo denominado como variável de processo (PV) é aquela que mais diretamente indica a forma ou o estado desejado do produto. Consideremos por exemplo, o sistema de aquecimento de. A finalidade do sistema é fornecer uma determinada vazão de água aquecida. A variável mais indicativa desse objetivo é a temperatura da água de saída do aquecedor, que deve ser então a variável controlada.

4) O que é meio controlado?

Meio Controlado é a energia ou material no qual a variável é controlada. Por exemplo, em um meio controlado em que está a água na saída do processo, a variável controlada, temperatura, representa uma característica d'água.

5) Defina o que é variável manipuladora?

A variável manipulada do processo é aquela sobre a qual o controlador automático atua, no sentido de se manter a variável no valor desejado. A variável manipulada pode ser qualquer variável do processo que causa uma variação rápida na variável controlada e que seja fácil de manipular.

6) Qual é a definição de agente de controle?

Agente de Controle é a energia ou material do processo, da qual a variável manipulada é uma condição ou característica. Exemplo: Em um processo em que a variável manipulada é a vazão do vapor, o agente de controle é o vapor.

7) O que é malha fechada?

Na malha fechada, a informação sobre a variável controlada, com a respectiva comparação com o valor desejado, é usada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com