TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Leite

Projeto de pesquisa: Produção De Leite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  8.730 Palavras (35 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

Ao desenvolver o trabalho buscamos contextualizar a importância da produção de leite que vem passando por inovações desde o início dos anos noventa com novas tecnologias e com um controle de qualidade inovador. O produto leite tem vantagens e desvantagens em vários derivados como fonte atrativa para o consumidor, o maior interesse do grupo no alimento abordado foi devido à fonte de conter mais de 100 mil componentes produzidos desde álcool até lactose que pode ser usado em remédios. É importante saber a origem de um produto e como é realizada a extração de outros alimentos trazendo benefícios para a saúde do consumidor, conhecer os métodos de análise e aspectos usados para que o leite seja um alimento nobre e necessário em todas as fases da vida de uma pessoa.

É notável observar a variedade e a sofisticação dos alimentos presentes na dieta contemporânea. O leite tem lugar de destaque ao mesmo tempo em que continua sendo uma bebida pronta para ser consumida, consolidam as suas outras duas formas tradicionais de consumo.

O leite é um alimento com um balanço nutricional único contêm proteínas, carboidratos e minerais. Mas a grande variedade e a quantidade de produtos nas gôndolas dos supermercados pode confundir o consumidor, cada tipo de leite procura atender, da melhor maneira possível, as necessidades de uma categoria específica de consumidores. Qual seria, então, a grande diferença entre os tipos de leite, integral, semidesnatado e desnatado, e o para quais dietas seriam mais indicados cada um deles?

2. JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento deste trabalho justifica-se o meio de produção do leite com os avanços e técnicas devidamente embasadas. A realização deste trabalho busca obter informações atuais do estado de comportamento do processo de produção do leite UHT, de uma determinada indústria de leite com seus derivados, identificando os principais fatores causadores de alterações no processamento.

Nas últimas décadas, com a globalização a economia em busca da qualidade total do produto gerencia a meta de toda a empresa, com tecnologia e controle de qualidade nos teste de analises desde o inicio do procedimento da retida do leite ate as cooperativas e testes físico-químicos.

]

3. OBJETIVO

Situação problemática haverá melhoria na gestão de produção com a implantação de uma nova tecnologia modificando o trabalho da mão de obra operaria por maquinários.

3.1. Objetivo geral

Este estudo propõe demonstrar a aplicabilidade da implantação da metodologia em uma empresa de laticínios, visando maior eficiência na gestão de produção.

Conhecer a história e origem do leite;

Como são realizados os processamentos na produção

Qual são a vantagem e desvantagem do produto para os consumidores

Aprender as propriedades, como são realizados as análises para obter novos produtos.

3.2. Objetivos específicos

O trabalho tem como objetivo principal empregar a produção de leite e seus princípios na análise da amostra, na área de envase de leite UHT, de maneira que seja possível verificar as principais causas de variabilidade do processo em questão. Avaliar à qualidade do produto, quanto no que diz respeito à qualidade do processo com os testes até chegar ao consumidor sem contaminação.

a) Produção do leite

b) Determinar os principais aspectos produtivos que influenciam na manipulação da qualidade do leite UHT envasado.

c) Testes de rotina, aplicar gráficos de controle para a coleta primária, fazer testes de análises para a produção.

d) Resfriamento do leite

e) Transporte

f) Estabelecer um referencial teórico sobre o tema proposto;

g) Conhecer e analisar as perspectivas da metodologia TCM;

h) Coletar dados e documentos que evidenciam a evolução do processo de produção;

i) Avaliar os dados coletados a partir da visualização dos gráficos;

j) Analisar e evidenciar a melhoria dos indicadores dentro da padronização do controle do leite

4. METODOLOGIA

A metodologia será de um estudo pesquisa em didático, que utilizará como estratégia a metodologia pesquisa de campo. Para recolha de informação serão utilizadas como técnicas de pesquisa, três entrevistas formal e em grupo. A análise dos dados permitir-nos-á construir o corpo do texto e as considerações finais resultantes de uma reflexão crítica sobre o projeto exposto. Uma visão interdisciplinar e transdisciplinar do saber. A necessidade de um plano de ação tem como objetivo uma antevisão, um momento de reflexão em grupo, mas este plano será flexível, aberto, sujeito a reajustamentos de conteúdo, de metodologias, calendários. Os objetivos surgirão no desenrolar do projeto, conforme as prioridades que o grupo irá definindo.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1. História do leite

Leite: integral, desnatado ou semidesnatado, qual a melhor escolha para sua saúde?

Os requisitos para classificar o produto das diferentes categorias variam muito de acordo com a definição de cada país, mas em geral são as seguintes:

Integral: é o leite que possui um conteúdo em gordura igual ou superior a 3.2%.

Leite desnatado: com um conteúdo de gordura inferior a 0.3%.

Semidesnatado: com um conteúdo de gordura entre 1.5% e 1.8%.

Leite – Definição, origem, a importância socioeconômica, importância nutricional, qualidade do leite,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com