TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção interdisciplinar textual

Projeto de pesquisa: Produção interdisciplinar textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.490 Palavras (22 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 22

Produção Textual Interdisciplinar Individual

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO .............................................................................................. 4

2 - DESENVOLVIMENTO .................................................................................. 15

3 - CONCLUSÃO ................................................................................................. 16

4- REFERENCIAS.................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

Foi e ainda é cada vez mais necessária a reflexão sobre os problemas e desafios globais que tem feito parte de nossa sociedade nas últimas décadas. Os modelos de consumo, produção e desenvolvimento escolhidos por nós desde a revolução industrial tem desencadeado uma série de desigualdades, concentradas, principalmente, na distribuição de renda e no decesso aos direitos, garantias e condições fundamentais para a sobrevivência digna do ser humano.

Neste sentido, o conceito de desenvolvimento sustentável surge propondo um novo paradigma ético e holístico da ação humana. Isso permeia todas as pessoas e setores da sociedade, e passa, necessariamente, pelo re-posicionamento político-estratégico e pela adoção de novas práticas, principalmente, no setor empresarial.

Das cem maiores economias do mundo, cerca da metade são de corporações mundiais, portanto, é preciso repensar o significado do papel do empresariado, buscando ir além 2 da geração de riqueza material, de forma que as empresas também exerçam a sua sustentabilidade empresarial, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da humanidade.

Para se efetivarem, as políticas e práticas de sustentabilidade empresarial devem, necessariamente, atender simultaneamente aos critérios de relevância social, prudência ecológica e eficiência econômica. Isso deve estar refletido em estratégias e práticas éticas e sustentáveis de ecoeficiência e responsabilidade social. Está aí, o maior desafio ao empresariado neste século XXI: conciliar crescimento econômico, preservação do meio ambiente e equidade social. É neste sentido que se torna cada vez mais necessária a reflexão, disseminação e proposição de ideias e práticas que tornem realidade a sustentabilidade empresarial.

Diante do contexto, a sustentabilidade empresarial também deve ser vista como uma oportunidade de novos negócios para as empresas. Conciliar progresso econômico, equidade social e preservação ambiental podem gerar bons dividendos, imagem e reputação, contribuindo também para o crescimento e perenidade dos negócios.

Desta forma, este artigo apresenta como problema de pesquisa: a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios? E apresenta como objetivos evidenciar como a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade de novos negócios para as empresas, especificando, o contexto da sustentabilidade empresarial, avaliando a influência da inovação na adoção de práticas de sustentabilidade empresarial, bem como, explicitando e avaliando possibilidades de obtenção de retorno financeiro através da prática de ações empresariais sustentáveis.

Como procedimento metodológico, na primeira fase desta pesquisa foi realizado um estudo exploratório acerca dos pressupostos teóricos que balizam a temática da sustentabilidade empresarial, cujo delineamento foi através de pesquisa bibliográfica e documental. Na segunda fase foi realizado um estudo descritivo em campo a cerca de verificar como as empresas estão utilizando a sustentabilidade empresarial como uma oportunidade de negócio. A técnica de investigação utilizada nessa fase foi o estudo de caso, cujo fenômeno de análise foi à utilização da eco eficiência como uma oportunidade de negócio e obtenção de vantagens econômico-financeiras.

Esta pesquisa foi realizada em uma empresa siderúrgica de grande porte, localizada na Grande Vitória, Estado do Espírito Santo. Esta organização foi selecionada de forma intencional, por ser representativa no segmento industrial e nas práticas que estudamos. O sujeito participante dessa pesquisa foi o gerente do setor responsável pela gestão ambiental da empresa e, como instrumento para coleta de dados que subsidiaram a esta pesquisa foi utilizada a entrevista pessoal.

Na fase de interpretação da pesquisa foi realizado um cruzamento e uma análise de dados que permitiu perceber as relações entre as várias categorias de informações, bem como uma leitura mais ampla desses dados, confrontando-os com os conceitos teóricos. 3 A contribuição para a difusão do conceito de desenvolvimento sustentável, assim como a sustentabilidade empresarial, é uma responsabilidade de todos. Desta forma, esta pesquisa objetiva disseminar e demonstrar - através de um caso prático de sucesso - como é possível conciliar na atividade empresarial a dimensão econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável e, além do mais, fazer disso uma oportunidade para novos negócios.

Sustentabilidade Empresarial

Para o setor empresarial, o conceito de sustentabilidade representa uma nova abordagem de se fazer negócios que, simultaneamente, promove inclusão social (com respeito à diversidade cultural e aos interesses de todos os públicos envolvidos no negócio direta ou indiretamente), reduz – ou otimiza – o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, preservando a integridade do planeta para as futuras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com