TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar

Exames: Produção Textual Interdisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  4.196 Palavras (17 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANDERSON CALDAS DE ALMEIDA

EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGÓCIOS

Castanhal/ Pará

2012

ANDERSON CALDAS DE ALMEIDA

EMPREENDEDORISMO, PROJETOS E NEGÓCIOS

Trabalho apresentado ao Curso Bacarelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Gestão de Projetos, Empreendedorismo e plano de Negócios, Negócios internacionais, Ética e Responsabilidade social e Seminário.

Professores: Rivaldo lima

Luis claudio Perini

Ivan ferreira de campos

Luciane Koetz

Henry Nonaka

Castanhal/Pará

2012

SUMÁRIO

SUMÁRIO.................................................................................................

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................

2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................

3. CONCLUSÃO...........................................................................................

REFERÊNCIAS........................................................................................

1. INTRODUÇÃO:

É cada vez maior o número de empresas que diante da competitividade e complexidade do mercado internacional, estão buscando diversas ferramentas e técnicas que auxiliem no processo gerencial, onde encontram o Planejamento Estratégico como uma ferramenta.

A maioria das empresas percebeu os desafios e ameaças que encontraram no cenário mundial, mas conseguem ao mesmo tempo perceber oportunidades para desenvolver soluções e abrir novos mercados aos seus produtos ofertados. Por sua vez percebem que o futuro da empresa resultará nas ações que estarão para realizar.

A abertura do mercado mundial se torna de suma importância para as empresas, onde muitas delas anseiam por crescimento, e passam a Atuar de maneira mais competitiva e com melhor qualidade neste mercado. Porém por sua vez com esta abertura de mercado, a maioria das empresas teve que reavaliar os processos internos, suas estratégias, melhorando a posição no setor no qual atua, trabalhando com conceitos importantes para captar novos consumidores e a fidelidade dos que já conhecem seus produtos e marca. A pressão da concorrência acirrada e do mercado exigente, fez com que as empresas comecem a ser induzidas a se autoanalisarem continuamente, onde estes processos têm levado a muitas empresas a focarem em seus objetivos e comecem a elaborar um planejamento.

A maioria das empresas ao se depararem com o mercado onde irão atuar não possui ou possuem, porém de maneira inadequada, um planejamento onde apresentam um caminho que a empresa deve seguir para o seu crescimento, onde este planejamento apresentado se torna um grande diferencial entre uma empresa com negócios de sucesso e empresas que por sua vez começam a entrar em falência. Este diferencial assume o papel de manter a empresa de maneira competitiva dentro do mercado diante de seus concorrentes. Na elaboração e a implementação de um planejamento estratégico para empresas faz se necessário que o gestor obtenha conhecimentos teóricos necessários para melhorar sua aplicação.

O nascimento do planejamento se dá a partir dos grandes objetivos da empresa, que pretende alcançar, buscando constantemente trabalho em equipe. Como principal objetivo do planejamento estratégico dentro de uma organização é o desenvolvimento de estratégias que levaram a empresa a um status de excelência na prestação de serviços ou apresentação de seus produtos.

Os IGNORANTES, que acham saber tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: APRENDER.

2. DESENVOLVIMENTO:

O presente trabalho estará pautado, a partir de um estudo de caso a cerca Empreendedorismo, utilizando uma boa idéia e transformando-a em um negócio rentável. A empresa em dada como exemplo para início de nosso estudo foi a 1001 Retalhos, uma empresa familiar que teve no ramo do artesanato o início de sua história promissora. No início funcionava na cozinha de uma casa e agora desponta para o mundo, exportando seus produtos artesanais, mas para isso teve que se adequar às exigências do mercado internacional.

Com base no estudo de nosso livro atividade se fará um estudo a cerca dos tópicos abaixo:

1ª) Etapa:

1) Qual a Importância da estratégia para competir num mercado em evolução?

R: À medida que as empresas estão se inserindo no mercado internacional observa-se a importância do Planejamento estratégico como uma ferramenta que possibilita as empresas entrarem neste mercado competitivo, preparadas para enfrentar uma concorrência acirrada, porém, a grande maioria das empresas não percebe que a elaboração deste planejamento é de grande importância para que a empresa comece a atuar ou continue atuando dentro do mercado de maneira competitiva sempre à frente de seus concorrentes.

2) A busca pela Competitividade?

R: A principal preocupação de empresas, tanto de manufatura como de serviços, ao menos no setor privado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com