TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa geral e conceitos básicos em empreendedorismо

Trabalho acadêmico: Programa geral e conceitos básicos em empreendedorismо. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 15

EMPREENDEDORISMO

PROGRAMA GERAL E CONCEITOS BÁSICOS EM EMPREENDEDORISMO.

Livro: de PLATÃO intitulado “A REPUBLICA”

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder de locomoção, forçados a olharem somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além por todo o mundo e por toda a natureza.

Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos ― desde o simples ser ignorado até, caso consigam, ser agarrado e morto por eles, que o tomaram por louco e inventor de mentiras.

Fonte:

http://naspaginasdospensadores.blogspot.com.br/2012/05/11-mito-da-caverna.html

No mito da caverna, a interpretação de Platão é que o ser humano, com suas crenças e supertições, muitas vezes acorrenta-se, impedindo seu próprio desenvolvimento. Essa alegoria ainda aponta que o caminho para a libertação está no conhecimento racional, sistemático e organizado, tal como o que encontramos na ciência.

Fazendo uma analogia, percebemos que os empreendedores são seres humanos que buscam descobrir novos caminhos e que têm a sensação da liberdade quando encontram uma maneira de realizar seus sonhos, muitas vezes considerados impossíveis pelas crenças de sua época, mas que, ao se tornarem realidade, abrem novas janelas para serem exploradas pelo ser humano.

Um pouco de história do empreendedorismo

O empreendedorismo é algo que o ser humano já pratica há muitos séculos; desde que começou a sair de casa para caçar e trazer o alimento para o sustento da sua família.

Claro que a forma como o empreendedorismo é praticado hoje difere muito daquela que se observava no tempo das cavernas, mas a essência é similar. Uma característica marcante do ser humano é sua pró-atividade na busca de melhor qualidade de vida, em qualquer época e independente de sua condição.

Desde então, temos observado demonstrações de empreendedorismo bastante importantes: a construção das pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia, o Farol de Alexandria, a cidade Maia de Chichen Itzá. Enfim, são muitas manifestações e estão distribuídas pelo mundo afora.

Hoje, estamos vivenciando um momento especial do empreendedorismo, já que tem sido reconhecido pelo (a):

• Seu valor como promotor de desenvolvimento econômico;

• Capacidade de gerar empregos;

• Criação de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas;

• Busca de soluções para questões sociais; e

• Sua inclusão em programas governamentais com o objetivo de conseguir fazer acontecer o desenvolvimento local e regional.

Embora seja comum usar como exemplo de empreendedorismo as grandes obras, temos que ter noção que ele envolve realizações em planos mais simples, como:

• A construção de casas para moradia;

• A construção de lojas comerciais que vendem produtos de consumo diário; e

• A criação de toda a infraestrutura de cidades, desde as mais antigas até as que vivemos hoje em dia.

Temos que ter em mente também a competência dos empreendedores, pois graças a eles tudo isso foi possível. Com sua capacidade de induzir pessoas a segui-los e a valorizarem o esforço feito para sua criação.

8.32- Conceituação do empreendedorismo

Segundo Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas da primeira metade do século XX: “O empreendedor é uma pessoa que destrói a ordem econômica existente introduzindo novos produtos e serviços, criando novas formas de organização e explorando novos materiais”.

9.32- Schumpeter nasceu (08/02/1883) no antigo Império Austro-Húngaro, onde hoje fica a República Tcheca, e, curiosamente, no ano da morte de Karl Marx e do nascimento de John Maynard Keynes, tendo terminado sua vida (08/01/1950) na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Além de economista, foi filósofo e antropólogo.

Para ele, a inovação era a causadora do desequilíbrio dos sistemas econômicos, acreditando no processo cíclico de retomada do equilíbrio e novo rompimento causado pela inovação e assim por diante.

10.32 - A partir dos anos 1970, nos Estados Unidos, o estudo do empreendedorismo desenvolveu-se em muitas universidades e até mesmo foi criado um local que se tornou o verdadeiro templo do estudo e ensino de empreendedorismo: o Babson College.

Naquele lindo local, a cerca de 40 km de Boston, na cidade de Wellesley, Estado de Massachussetts, professores pesquisam e ensinam o empreendedorismo, fazendo projetos para grandes organizações no mundo, publicando o resultado de suas pesquisas e experiências.

11.32 - É nesse ambiente que nasce nosso próximo conceito de empreendedorismo, trazido pelo Prof. Bygrave, que também é um dos fundadores do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e complementado por Louis Jacques Filion, professor da HEC (Hautes Etudes Commercialles) em Montreal, Canadá:

“O empreendedor é alguém que percebe uma oportunidade e cria uma organização para persegui-la”.

William Bygrave – Prof. do Babson College

“O empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Louis Jacques Filion, professor da HEC – Hautes Etudes Commercialles de Montreal, Canadá

12.32 - Nas duas definições emitidas pelos eminentes professores, valoriza-se o trabalho do empreendedor, caracterizado como pró-ativo e determinado a cumprir seus sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com