TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto integrado multidisciplinar com ênfase no planejamento estratégico da empresa selecionada

Trabalho acadêmico: Projeto integrado multidisciplinar com ênfase no planejamento estratégico da empresa selecionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.380 Palavras (6 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSOS DE GESTÃO TECNOLÓGICA

PIM - IV

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores Tecnológicos

Agosto de 2011

PIM

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

TEMA:

Propor a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre com foco no Planejamento estratégico da empresa escolhida.

A empresa, tema deste projeto, deve ser, preferencialmente, a mesma empresa utilizada no PIM III, para a qual foi elaborado o Plano de Negócios. Caso o grupo não possa utilizar a mesma empresa do PIM III, deverá escolher uma nova empresa para a elaboração deste novo projeto.

ESTRUTURA DO PROJETO:

1. Como nos projetos anteriores, o grupo deve descrever a empresa de forma resumida, detalhando:

1.1. Porte e tipo de negócio da empresa;

1.2. Principais produtos e/ou serviços;

1.3. Posicionamento da empresa no mercado nacional e internacional;

1.4. Principais concorrentes.

2. Com base na análise de cenário e plano de negócios apresentado no trabalho anterior (PIM III) avaliar a utilização dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas específicas deste semestre, desenvolvendo um plano estratégico financeiro.

3. Para cada um dos itens abaixo, argumente sobre a viabilidade de sua utilização e avalie a necessidade de tecnologia específica para sua implementação.

DISCIPLINAS CONTEMPLADAS:

BASE COMPLEMENTAR

Mercado de capitais Desenvolvimento sustentável

Controladoria Planejamento estratégico

Análise de investimentos

Tecnologia da informação aplicada á área Financeira

Disciplinas contempladas no semestre:

 Mercado de Capitais

Visão geral do mercado de capitais e sua importância para a criação de valor econômico das empresas e a promoção do desenvolvimento social do País.

Interpretar as variações de preços nas Bolsas, a partir da composição das carteiras e análise da macroeconomia.

Mercado de Capitais: títulos públicos, títulos privados, mercado acionário, mercado cambial, derivativos e futuros; Análise de investimento no mercado; Políticas econômicas e seus efeitos no mercado; Dívidas públicas interna e externa.

 Controladoria

Funções e Atribuições. A Controladoria e a Gestão Financeira. A Elaboração do Primeiro Orçamento.

O Orçamento na Prática. Ferramentas e conceitos que permitam identificar necessidades atuais e futuras de recursos, avaliar a saúde financeira das organizações e a tomar decisões a partir destas avaliações, sempre utilizando casos e exemplos práticos e reais.

 Desenvolvimento Sustentável.

Analisar os negócios da empresa dentro do conceito de sustentabilidade, verificar parcerias, reciclagem, ações sociais, recuperação de materiais e outros, sugerindo melhorias quanto à aplicabilidade sobre o assunto e, caso a empresa não aplique, formular um plano de desenvolvimento sustentável.

 Planejamento estratégico

O aluno deve descrever as bases analíticas e conceituais dos processos de gerenciamento e tomadas de decisões da organização.

Descrever e analisar o planejamento e a implantação das estratégias, verificando se o processo de planejamento estratégico é realizado com base nas etapas estudadas e se possibilita o sucesso no desenvolvimento de novos produtos.

Caso a empresa não adote a administração estratégica o aluno deve propor um planejamento e justificá-lo com base nas práticas organizacionais e no ramo de mercado, enfatizando sua importância.

 Análise de investimentos

Identificar a possibilidade de investimentos em uma empresa, sabendo diferenciar os tipos de investimentos pela natureza de operação, valores de taxas de juros, tempo e garantia.

Saber projetar estes investimentos de acordo com os fatores que influenciam a composição da estrutura financeira da empresa.

Analisar a estrutura financeira de uma empresa para avaliar alternativas de investimentos. Calcular taxas de retorno e valores atuais. Projetar resultados de projetos de investimentos, principalmente na forma de financiamento (estrutura de capitais). Analisar, com auxílio de ferramentas de informática, fluxos de caixa projetado das diversas formas de investimentos para seleção de melhores alternativas.

 Tecnologia da Informação Aplicada à Área Financeira

Conhecer e praticar Tecnologias de informação aplicadas às operações de análise financeira e investimentos. Identificar as ferramentas de informação aplicada para área financeira.

Preparar base de dados e fazer simulações de propostas de investimentos. Simular tempos, taxas e avaliar retornos.

Instruções para o desenvolvimento e apresentação

O grupo deve, obrigatoriamente, observar as instruções que seguem abaixo:

1. Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM, cujo um dos objetivos é desenvolver no aluno a prática da realização de pesquisa científica, elaborando relatório conclusivo e suas ponderações;

2. O Projeto PIM será desenvolvido por grupo de 4 a 6 alunos. Os alunos devem ser da mesma sala de aula e devem pertencer à mesma modalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com