TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO ECONÔMICO

Exam: QUESTIONÁRIO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Exam  •  6.297 Palavras (26 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 26

QUESTIONÁRIO DE ECONOMIA

1- O que a economia estuda?

R: A economia estuda, portanto, a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.

2- Por que a escassez e uni conceito relativo?

R: Porque tudo que parece escasso hoje, pode ser abundante amanhã. A escassez ou não de algo depende tão somente do talento, criatividade e inteligência do homem. O homem pode transformar qualquer coisa.

3- Quais são os fatores produtivos e o que eles aportam à produção?

R: Fatores de produção são os insumos usados na produção de um determinado bem (ou bens). Freqüentemente os fatores de produção são classificados em categorias amplas, tais como terra, trabalho, capital e matérias primas.

4- Que papel a iniciativa privada tem na produção?

R: A atividade econômica da iniciativa privada tem o papel de legalizar a circulação de bens e serviços.

5- Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?

R: O problema econômico básico de uma sociedade chama-se escassez de recursos assim as

necessidades humanas são ilimitadas, ao passo que os recursos disponíveis para satisfazê-las são limitados todas as variáveis macroeconômicas que você mencionou (preço, renda, produto, emprego) são tratadas, através de políticas, em função do problema da escassez.

6- O que a fronteira de possibilidades de produção explica?

R: A fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

7- À medida que mais unidades de determinado bem são produzidas, o que acontece com o custo de oportunidade?

R: O custo tende a ser maior, pois as empresas investem muito em matéria- prima sendo que esse capital poderia ser alocado em outra forma para suprir outras necessidades.

8- Qual vantagem à especialização traz?

R: Todas as empresas tem a base do seu nicho como vantagens, beneficiando-se com a especialização em setores nos quais é mais eficiente, e comercializando os seus produtos com outros países.

9- Por que surgem falhas nos mercados?

R: Uma Falha de Mercado ocorre quando os mecanismos de mercado, não regulados pelo Estado e deixados livremente ao seu próprio funcionamento, originam resultados econômicos não eficientes ou indesejáveis do ponto de vista social.

10- Quais são as vantagens de se utilizar a cláusula ceteris paribus?

R: Nível constante de renda, crescimento sustentável do mercado.

11- O que se entende por eficiência?

R: A eficiência à Pareto é baseada em critérios de utilidade, já que se algo gera proveito (rendimento), comodidade ou frutos sem prejudicar terceiros, entende-se que irá desencadear um processo natural de otimização até alcançar o ponto ótimo.

Mochón: Capítulo 1 PLT: Capítulos 1

Pinho: Capítulo 1 Rossetti: Capítulos 1 a 4

1- Defina Mercado

R: É o resultado da oferta e procura de bens, quando um produto possui oferta e procura, podemos considerar que existe mercado para o mesmo.

2- De que fatores depende a demanda de um bem?

R: A demanda de um bem é influenciada pelos preços de outros bens e serviços, outros fatores determinantes que podemos considerar são: o poder de compra do consumidor, variação do preço dos bens e a qualidade do bem perante as exigências do consumidor.

3- Qual a diferença entre os seguintes conceitos: demanda, quantidade demandada, função demandada, curva de demanda e lei da demanda?

R: Demanda: significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado.

Quantidade Demandada: é a quantidade de produtos que os compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preço.

Função de demanda: relaciona a quantidade demandada e o preço de um bem.

Curva de Demandada: é derivada da lei da demanda que quer dizer quando o preço sobe a quantidade demandada cai.

Lei demandada: existe uma relação inversa negativa entre o preço e quantidade demandada.

4- De que fatores depende a oferta de um bem?

R: Depende da quantidade ofertada do bem, impostos, incentivos ficais, e interferências do governo e preços dos fatores e insumos de produção.

5- Como se estabelecem os preços nos mercados?

R: Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

6- Em que tipo de mercados se trocam os seguintes bens que chegam aos consumidores: laranja, energia elétrica em sua cidade, ações de uma empresa telefônica, revistas de fofoca?

R: A economia nos mostra que a produção de cada empresa tem a liberdade para decidir o que produzir e o quanto irá cobrar. Cabe aos consumidores ter a liberdade de escolha para decidir o quanto deseja pagar por elas.

7- O que ocorre quando o preço de mercado pelo qual se troca um bem é superior ao preço de equilíbrio?

R: Neste caso os produtores que oferecem seus produtos é necessariamente superior que os consumidores procuram tendo um excesso de oferta assim os produtores são levados a baixarem os preços de forma que consigam vender seus produtos.

8- Quando o preço de um bem cai, as empresas se dispõem a oferecer uma quantidade menor dele?

R: Com os produtos em baixa no mercado as empresas não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com