TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as duas formas possíveis de investimento?

Por:   •  6/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.459 Palavras (14 Páginas)  •  2.918 Visualizações

Página 1 de 14

1) Quais as duas formas possíveis de investimento?

As duas formas de investimento praticáveis são as variações de estoques do capital (desejadas ou não) e a formação bruta de capital fixo (máquinas, equipamentos e ampliação de plantas industriais).

Variação de estoques: Bens que são produzidos em um período corrente, mas que não são consumidos nesse período. Ou seja, bens de consumo futuro cuja utilização se dará uma única vez. Geralmente, a variação de estoques resulta de variáveis que fogem ao controle das empresas, ou seja, representam um investimento não planejado pela firma.

Formação bruta de capital fixo (FBKF): constituem as aquisições de máquinas, equipamentos e etc. São bens que continuam a ter finalidade após inúmeras utilizações e geram um processo produtivo ao longo de um determinado período temporal. Representam um investimento planejado pela firma.

2) Defina investimento não planejado e dê um exemplo.

Os investimentos não planejados são aqueles que resultam de variáveis que não são controlados pela firma. Quando as expectativas de produção dos empresários são confirmadas pelo mercado, a formação de estoques da empresa corresponde ao que foi planejado. Quando as expectativas não são confirmadas, observa-se uma variação indesejada de estoques. Exemplificando o exposto, quando ocorre uma alteração no clima ou alguma alteração repentina nos regimes pluviométricos, isso afetará diretamente setores relevantes da economia nacional, como o setor industrial e a agricultura, o que resultará numa queda no seu processo de produção e consequentemente, nos preços.

3) Qual a diferença entre o valor bruto da produção e o produto líquido?

O valor bruto da produção leva em consideração todo o montante referente ao processo produtivo, enquanto o produto líquido subtrai-se o desgaste do maquinário e dos equipamentos utilizados no processo de produção. De maneira resumida, a diferença entre o valor bruto da produção e o produto líquido é a depreciação.

4) Nas afirmações abaixo, indique verdadeiro ou falso, justificando sua resposta.

        a) O produto líquido é necessariamente maior que o bruto.

Falso. Como mencionado acima, no produto líquido deduz-se as depreciações de capital a partir de um produto bruto, além disso, a depreciação é sempre maior que zero, portanto, o produto líquido deve ser necessariamente menor que o bruto.

b) O produto a custo de fatores é necessariamente menor que o produto a preços de mercado.

Falso. O produto a custo de fatores pode ser tanto menor quanto maior que os produtos a preço de mercado, depende dos fatores de impostos indiretos + subsídios. É importante salientar a relação: PIB(cf) = PIB(pm) – II + subsídios

c) O produto nacional é necessariamente maior que o produto interno.

Falso. PNB = PIB – RLEE. O produto interno leva em consideração somente a parte territorial, ou seja, tudo que é produzido no Brasil, independente da empresa ser brasileira ou não. Já o produto nacional considera o valor adicionado gerado por residentes daquele país, ou seja, tudo que é produzido por pessoas residentes no Brasil e pessoas brasileiras que moram no exterior. Desse modo, o produto nacional é calculado a partir de uma subtração da renda líquida enviada ao exterior (RLEE) pelo PIB. Se o país mandar mais recursos e receber menos a RLEE vai ser positiva, se receber mais do que envia será negativa. Nesse sentido, o produto nacional pode ser tanto maior quanto menor que o PIB, dependendo do produto interno e da renda nacional, após somada a renda líquida recebida do exterior e subtraída a renda líquida enviada ao exterior.

5) Responda a questão abaixo sobre a economia dos Sete Reinos, nação localizada no continente de Westeros.

Na economia dos Sete Reinos assume-se apenas quatro setores de produção, no qual foram registradas as operações econômicas em unidades monetárias ($), em consequência da produção no ano t, listadas no quadro abaixo. Para simplificar, suponha que cada setor tenha apenas uma empresa, que não há estoques no início do ano t e que o setor 1 produz “do nada”.

[pic 1]

Calcular o Produto desta economia pela ótica do produto.

Setor S1: 170 + 500 + 300 + 800 = 1770

Setor S2: 130 + 400 + 550 + 400 – 500 = 980

Setor S3: 250 + 1000 – 300 = 950

Setor S4: 200 + 4500 – 1000 – 800 = 2900

Σ dos setores: 1770 + 980 + 950 + 2900 = 6600

6) Considere as informações abaixo e calcule:

Conta $ bilhões

Valor da produção final 200

Consumo das Famílias 80

Formação Bruta de Capital Fixo 25

Exportações de bens e serviços de não fatores 23

Importações de bens e serviços de não fatores 13

Consumo das Administrações Públicas 30

Variação de estoques 5

Consumo Intermediário 85

Impostos líquidos sobre produtos 35

Impostos sobre a produção e importação 30

Subsídios sobre a produção e importação 10

Remuneração dos assalariados 60

Excedente Operacional Bruto 70

Renda Líquida Enviada ao Exterior 15

Transferências unilaterais de renda 5

Depreciação 10

a) o PIB desta economia por suas três óticas.

Ótica do produto: Somatório dos valores agregados das firmas, que é o valor da produção e exclui-se os valores intermediários.

PIB = Valor da produção final + Impostos líquidos sobre produtos – consumo intermediário

PIB = $200 + $35 – $85 = $150

Ótica da renda: Soma das remunerações aos fatores de produção.

PIB = Remuneração dos assalariados + Excedente operacional bruto + Impostos sobre a produção e a importação – Subsídios sobre a importação e a exportação

PIB = $60 + $70 + $30 – $10 = $150

Ótica da despesa: Soma dos gastos finais na economia em bens e serviços (despesas de consumo e com formação de capital), nacionais e importados.

PIB = Consumo das famílias + Consumo das administrações públicas + Formação bruta de capital fixo + Variação de estoques + Exportações de bens e serviços de não fatores – Importações de bens e serviços de não fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (161.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com