TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais metas podem ser estabelecidas pelos bancos centrais?

Ensaio: Quais metas podem ser estabelecidas pelos bancos centrais?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  Ensaio  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 4

1- Que objetivos podem ser perseguidos pelos bancos centrais? Isso é válido para o Banco Central do Brasil?

R: Alto nível de emprego; maior crescimento econômico; estabilidade de preços; estabilidade da taxa de câmbio; prevenção de falências bancárias e manutenção da saúde do sistema financeiro; manutenção da confiança dos investidores estrangeiros.

No BCB: estabilidade de preços

2- O que são os instrumentos de política monetária e quais são os instrumentos clássicos?

R: São os métodos e meios usados na operacionalização da política que afetam as variáveis operacionais. Os instrumentos clássicos são: recolhimento compulsório, redesconto de liquidez e operações de mercado aberto.

3- Qual a importância das metas intermediárias e quais são elas?

R: São importantes para sinalizar ao BC se a política adotada está na direção correta ou não, em função do tempo que leva para ela se completar. São indicadores de política. Têm impactos nos custos e disponibilidade de créditos, no custo de oportunidade do dinheiro e no nível de gastos dos agentes. São duas: a taxa de juros de longo prazo e os agregados monetários.

4- O que são e quais as principais metas operacionais?

R: São resultado direto da operacionalização de um instrumento de política monetária. São a determinação da taxa de juros básica de curto prazo e o controle das reservas agregadas.

5- As metas operacionais podem ser controladas simultaneamente? Justifique.

R: O BC não pode controlar simultaneamente a taxa de juros básica e o nível de reservas. Caso o governo aumente os gastos públicos com emissão de dívida pública. O aumento da demanda agregada vai levar a aumento de demanda de moeda. Com o aumento da demanda, caso o BC não injete mais moeda, os juros vão subir. Logo, o BC precisará aumentar a oferta monetária, caso decida manter a taxa de juros como sua meta, o que o faz perder o controle sobra a meta de oferta de moeda.

Caso a meta seja a oferta de moeda, deverá deixar o juros subir.

6- Que artifícios tornam o FED fora de influência direta do governo?

R: A fixação do mandato dos governadores que compõem o conselho (7) de 14 anos. E o fato de o FED não ser financiado por recursos do orçamento.

7- Quais os objetivos da criação do COPOM?

R: Estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a meta da taxa de juros.

8- Em que consiste o mercado de reservas bancárias e como se divide?

R: É o espaço institucional onde o BC executa a política monetária e destina-se a negociação das reservas bancárias entre os bancos e estes e o BC. Divide-se em: mercado primário – onde ocorre transação entre o BC e os bancos, gerando a criação ou destruição de reservas; mercado secundário – onde há transação entre bancos (interbancária) que é uma permuta de reservas.

9- O que é e para que serve a conta reserva?

R: É a conta de depósito em dinheiro de todos os bancos no BC e registra compulsório, liquidação de transações entre bancos e o BC e liquidação e compensação entre bancos.

10 – Como se dá e qual a finalidade defensiva do gerenciamento diário de liquidez?

R: Normalmente é feito por operações de mercado aberto.Através dele, o BC procura contrabalançar movimentos de liquidez das variações autônomas das reservas bancárias, de mode a manter em equilíbrio o mercado de reservas e neutralizar oscilações da taxa de juros básica. Além disso, o BC sinaliza os rumos da política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com