TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a importância da analise econômica financeira nas empresas de médio e grande porte e nas companhias de capital aberto

Artigo: Qual a importância da analise econômica financeira nas empresas de médio e grande porte e nas companhias de capital aberto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

Qual a importância da analise econômica financeira nas empresas de médio e grande porte e nas companhias de capital aberto?

A análise financeira é um estudo feito sobre a estabilidade, viabilidade e capacidade de lucro de uma empresa. Através dela se consegue diagnosticar a situação financeira de uma empresa e também de como ela estará no futuro.

Para este trabalho é fundamental que o analista verifique alguns índices, encontrados primordialmente no balanço patrimonial da empresa, patrimônio liquido, circulante ativo e passivo, fluxo de caixa, entre outros.

A fundamentação de solidez e de sucesso financeiro de uma empresa é mensurada muitas vezes pelo nome que a empresa tem no mercado, pela aceitação do produto que ela vende, e até mesmo pela sua aparência.

Via de regra, é muito comum medir o sucesso da empresa de forma emocional.

A empresa tem que ter bons gestores sérios e bem intencionados, capazes de manter uma empresa que atenda as necessidades dos clientes alinhados aos objetivos, ou seja, que crie uma empresa competitiva, qualitativa e principalmente lucrativa, além das instalações e da qualidade de seus produtos.

Nesse contexto são muitos os fatores que interferem nas tomadas de decisões, e pelos quais os gestores têm que estar atentos, como: fatores políticos, climáticos, tecnológicos, mercadológicos, independência financeira, ou dependência de capital de terceiros, entre outros fatores que interferem no sucesso da empresa.

Diagnosticar a situação de uma empresa significa organizar, comparar e interpretar os componentes do patrimônio da mesma. É um processo técnico de decomposição de elementos e de levantamento de dados, onde cada analista abordará a empresa com determinado objetivo, e este determinará a profundidade e o enfoque da análise que possibilite melhor conhecer a real situação da empresa, ou de levantar os efeitos de uma gestão.

A análise das demonstrações contábeis pode ser entendida, como um conjunto de técnicas que visa demonstrar a situação financeira da empresa em determinado momento.

A correta interpretação dos indicadores proporciona ao gestor condições segura para tomada de decisão.

As finanças de uma empresa podem afetar a estrutura da organização. Neste sentido a administração financeira deve ajudar a planejar e a nortear o futuro da empresa.

E para que se possa acompanhar a evolução e identificar possíveis deficiências na gestão dos negócios, é de suma importância a análise das demonstrações financeiras através de índice de liquidez.

A liquidez é a capacidade que a empresa tem em pagar os compromissos assumidos de curto prazo/longo prazo.

Ela pode ser considerada como um processo de decomposição das partes que constitui o Balanço Patrimonial, a fim de melhor interpretar os seus componentes que deverão ser analisados e entendidos como decorrente de uma situação financeira da organização.

A análise de liquidez é obtida através de quocientes, e relacionam os bens e os direitos da empresa por intermédio de uma operação de divisão, ou seja, mede o quanto à empresa tem para cada unidade monetária que ela deve, e os dados para essa análise também são extraídos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com