TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

Tese: Qual é o papel dos preços relativos na análise microeconômica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  5.351 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo 04

1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

Os preços de um bem são mais relevantes em relação aos demais, isso significa que se um produto “X”o preço cair em relação ao produto “Y” isso irá gerar um aumento na quantidade procurada do produto “X” e uma queda do produto “Y”. O preço do produto “Y” não aumentou porém com a queda do produto “X”, fazendo uma comparação o preço aumentou.

2) O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.

Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.

Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.

3) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese de coeterisparibus?

Num contexto de equilíbrio parcial, no qual observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que as alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, obtemos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam mais dieramente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado.

4) Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.

5) Como se divide o estudo microeconômico?

O estudo microeconômico se divide em:

• Análise da Demanda ou Procura - esta análise se divide em teoria do consumidor (demanda individual) e teoria da demanda de mercado.

• Análise da Oferta – esta análise se divide em oferta da firma individual e oferta de mercado. Dentro da análise de oferta da firma são abordadas a teoria da produção e a teoria dos custos de produção.

• Análise das Estruturas de Mercado - esta análise avalia os efeitos de oferta e demanda, isso gera as estruturas do mercado de bens de serviço e as estruturas de fatores de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com