TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Gestão Econômica FGV

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

Gestão Empresarial – Turma 92

Economia Financeira

Professora: Nora Raquel Zygielszyper

Aluno: Jésus Salvador Silva Filho

                                                       

                                                  Exercício Avaliativo

1 – A) Iria analisar com ele se o custo benefício do negócio seria viável, se iria valer a pena ele deixar o seu emprego e a sua poupança que lhe rende por mês R$3833,33, para se ariscar no mercado, afinal ele iria abrir mão do que ele já ganha para obter outro ganho.

b)  . Eu o aconselharia a não abrir o negócio, afinal de contas ele com o seu salário e a renda da poupança está obtendo um faturamento maior e sem riscos de tomar prejuízo no negócio.)

C). Pela atual situação da economia, eu o aconselharia a continuar com o seu emprego e poupando, afinal de contas o risco oportunidade de ganhos como a empresa não é tão vantajoso para se arriscar no mercado atual.

2- O déficit Fiscal ocorre quando o governo gasta mais do que se arrecada com tributos, e para se pagar essa diferença o governo pode tomar atitudes, como fabricar mais dinheiro, que gera inflação e desvalorização da moeda, assim eleva as taxas de juros para controlar essa inflação, ou para pagar a diferença pode lanças títulos públicos no mercado, fazendo concorrência com mercado privado, inibindo o crescimento do país.

3 – Superávit primário é quando o Pib do governo é maior que a sua dívida pública, sem os juros, sendo assim quando o ministro anunciou que o superávit iria subir, para aumentar a credibilidade do país é para passar segurança aos credores, gerando boas expectativas no mercado.

4- A política fiscal expansionista ocorre quando o ministério da fazenda toma medidas para aquecer o mercado, quando a demanda agregada se encontra baixa, e estas medidas vem através do corte de impostos e aumentando os gastos do governo e a política fiscal contracionista é o contrário, ocorre quando a demanda agregada se encontra elevada, e para controlar os preços e não causar inflação no país, o ministério da fazenda pode aumentar os impostos e cortar os gastos públicos.  

5 -  A política monetária expansionista são as atitudes tomadas pelo banco central para elevar a demanda agregada, através de corte de juros e aumento do credito dos bancos, e a política monetária contracionista ocorre quando a demanda agregada excede a oferta potencial, levando o banco central a aumentar a taxa Selic e reduzir o credito dos bancos.

6- O imposto inflacionário é quando a moeda se desvaloriza no mercado, diminuindo o poder de compra para os que á detém, afetando principalmente os menos favorecidos socialmente, pois não possuem aplicações no mercado financeiro.

7- O banco central utiliza os instrumentos da política monetária, que são o deposito compulsório, operações de mercado aberto e as taxas redescontos.

8- Porque os outros bancos fazem a retirada de seu capital ao mesmo tempo, assim não podendo atender as retiradas devido as suas reservas

9 -  Reservas fracionadas são os valores poupados pelos clientes dos bancos, seja pessoas ou empresas, e que os bancos os reaproveitam emprestando a sua fração estipulada pelo banco central a outros clientes com os juros maiores e através desses juros maior, aumenta o seu capital, gerando assim mais moeda.

10 -  Se a oferta da moeda for acima da demanda agregada de um país , os empresários iram querer aumentar o seus lucros, fazendo assim aumentar o preços dos produtos, e automaticamente a moeda irá perder o seu poder de compra, ocasionando a inflação, e quando o real se desvaloriza perante o dólar , o seu poder de mercado cai e a economia brasileira possui muitos produtos no mercado baseados no preço do dólar, sendo insumos ou até mesmo produtos importados, aumentando assim o seu valor no mercado e o real perdendo valor de compra.

11-  Um Banco Central independente é importante porque não sofre tantas influencias políticas, como por exemplo em um ano eleitoral, não toma medidas populistas desfavorecendo a sua real função e também contribui para manter controlada perante o mercado as expectativas inflacionarias.

12-  Esse regime é gerenciado pelo banco central que estipula uma meta para os anos seguintes, e é estipulado valores de tolerância para a inflação, que são definidos pelo Concelho Nacional da Moeda, e possui como o seu principal instrumento de controle a taxa Selic, e possui como referência o IPCA. Tem como objetivo manter a inflação baixa e estável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com