TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento De TREVIÃO, Linda K; BROWN, Michael E. Gestão ética. Rio De Janeiro: FGV, 2005. P. 63-79

Casos: Fichamento De TREVIÃO, Linda K; BROWN, Michael E. Gestão ética. Rio De Janeiro: FGV, 2005. P. 63-79. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

TREVIÃO, Linda K; BROWN, Michael E. Gestão ética. Rio de Janeiro: FGV, 2005. p. 63-79

1. Em conseqüência dos recentes escândalos corporativos, executivos e pesquisadores voltaram sua atenção para questões de gestão ética. Identificamos cinco mitos comuns sobre ética nos negócios e fornecemos respostas fundamentadas em teoria, pesquisa e exemplos executivos. Embora o estudo científico da ética nos negócios seja relativamente novo, a teoria e a pesquisa existentes podem orientar os executivos que estão tentando gerenciar melhor o comportamento ético de seus empregados e o deles próprios. Recomendamos que a conduta ética seja gerenciada de maneira proativa, por meio de uma liderança explicitamente ética e uma gestão consciente da cultura ética da organização.

2. Mito 1 – É fácil ser ético: decisões éticas são complexas; É necessário consciência moral; A decisão ética é um processo complexo e com múltiplos estágios; O contexto organizacional cria pressões adicionais e complexidade.

3. Mito 2 – O comportamento antiético nos negócios é simplesmente o resultado de maçãs podres: Os autores concluem que a maioria das pessoas é seguidora quando se fala em ética, isso significa que elas devem ser levadas em direção ao comportamento ético e nem sempre o comportamento ruim provém de indivíduos imperfeitos, pelo contrário, é o resultado de um sistema que encoraja ou apóia o comportamento imperfeito.

4. Mito 3 – A ética pode ser gerenciada mediante códigos e programas de ética: O julgamento moral foca na decisão do que é certo – e não necessariamente no fazer o que é certo. Mesmo quando as pessoas tomam a decisão certa, elas podem achar difícil seguir de acordo com o que é certo e fazer o que é certo.

5. Mito 4 – A liderança ética é quase a mesma coisa que a integridade do líder: o desenvolvimento de uma reputação para uma liderança ética requer mais do que um caráter pessoal forte. Os empregados devem ser “levados” para a ética a partir do topo, da mesma forma que devem ser levados em matéria de qualidade, competitividade e a um conjunto de outros comportamentos esperados. A fim de serem líderes éticos eficientes, os executivos devem tornar explícitas suas expectativas éticas em relação à conduta de seus liderados e, além disso, devem tornar todos seus seguidores responsáveis pela conduta ética de cada dia.

6. Mito 5 – As pessoas são menos éticas do que costumavam ser: O comportamento antiético não é novo, e as pessoas não são, provavelmente, menos éticas do que costumavam ser. Mas o ambiente tornou-se bastante complexo e está mudando rapidamente, fornecendo todos os tipos de desafios éticos e oportunidades para se expressar a cobiça. Se a má-conduta ética é uma preocupação contínua, então as organizações devem responder com soluções duradouras que dêem suporte para a ética em suas culturas, e não com soluções de curto prazo que podem facilmente ser desfeitas ou dispensadas como modismos.

7. O que os executivos podem fazer: orientações para uma efetiva gestão ética: 1. Compreenda a cultura ética existente; 2. comunique a importância dos padrões éticos; 3. Foque no sistema de recompensa; 4. Promova liderança ética em toda empresa.

8. Ética não é fácil:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com