TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário demonstrações contábeis

Por:   •  26/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

Questionário sobre Demonstrações Contábeis

  1. O conjunto completo de demonstrações contábeis contempla diversos relatórios que precisam ser elaborados pelas empresas e, em alguns casos, publicados por estas. Ainda que as exigências variem em função das características das empresas, pode-se observar que existem algumas demonstrações que são comuns a todas elas. Entre estas destacam-se as duas principais demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do Resultado Exercício (DRE). Defina cada uma dessas demonstrações e indique que informações relevantes elas apresentam.

R: - O Balanço Patrimonial, é um relatório consolidado uma vez por ano e apresenta o saldo de todas as contas bancárias de uma empresa em um determinado momento separando as contas em ativo, passivo e patrimônio líquido. No Balanço Patrimonial possui informações como Bens e direitos (ativo), dívidas e obrigações (passivo) e recursos que a empresa acumulou como capital e lucro (patrimônio líquido).

      - Demonstração do Resultado, mostra o resultado das operações da empresa em um determinado período demonstrando qual foi o lucro ou prejuízo que a empresa teve (receita-despesas). Ela mostra o que aconteceu ao longo de um ano.

  1. A estrutura geral do Balanço Patrimonial apresenta dois grandes grupos: Ativo e Passivo. Defina cada um deles, citando ainda três exemplos de elementos que fazem parte do Ativo e três elementos que fazem parte do Passivo.

R: Ativos são todos os bens e direitos que a empresa utiliza no processo produtivo. Ex: Caixa, estoques, móveis e utensílios. Passivos, São as dívidas e obrigações da empresa. Ex: Fornecedores, impostos a pagar, empréstimos a pagar.

  1. No Balanço Patrimonial, o Ativo se subdivide em Circulante e Não Circulante. Qual é a diferença entre eles? Cite exemplos de elementos que fazem do Ativo Circulante e de elementos que fazem parte do Ativo Não Circulante.

R: Ativo circulante são os recursos de uma empresa realizáveis a curto prazo, ou seja, dentro do prazo do exercício social da empresa (Caixa, estoques, despesas antecipadas) e o Ativo não circulante são os realizáveis a longo prazo, após o exercício social da empresa (Investimentos, imobilizados, realizáveis a longo prazo).

  1. Da mesma forma, o Passivo se subdivide em Circulante e Não Circulante. Qual é a diferença entre eles? Cite exemplos de elementos que fazem do Passivo Circulante e de elementos que fazem parte do Passivo Não Circulante.

R: Passivo circulante corresponde as contas realizáveis dentro do prazo do exercício social da empresa (exigível a curto prazo), fornecedores, empréstimos, obrigações trabalhistas. Passivo é classificado como não circulante quando incluir dividas e obrigações vencíveis após o término do exercício social da empresa (exigível a longo prazo), financiamentos e empréstimos com instituições financeiras, financiamentos de impostos.

  1. Explique o que é Patrimônio Líquido.

R: É a diferença entre o ativo total e o passivo total. Representa a riqueza da empresa; parte que realmente pertence a seus proprietários. Em suma, é a diferença entre as receitas da empresa e as despesas e obrigações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com