TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Anpec Resolvida

Por:   •  13/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

1)De acordo com a teoria dos ciclos reais, mudanças antecipadas de política monetária não têm efeitos reais sobre a economia.

Resposta: Verdadeiro. Isso acontece porque, no modelo de ciclos reais de negócios, a política monetária não impacta as variáveis reais da economia (provenientes de choques reais) e, com isso, não tem impacto sobre o produto da economia.

2)A teoria dos ciclos reais pressupõe que o produto esteja sempre no seu nível natural.

Resposta: Verdadeiro. Essa teoria parte de uma prerrogativa clássica em que o produto está sempre em pleno emprego. A variação do produto potencial nesse modelo se dá por choques reais na economia, como choques tecnológicos, que aumentam a produtividade, ou choques negativos, como uma legislação ambiental, por exemplo.

3)A hipótese de expectativas racionais é o principal motivo de disputa entre os novos keynesianos e os novos clássicos.

Resposta: Falso, pois ambos os modelos tomam como base o comportamento de expectativas racionais. No entanto, o modelo novo clássico considera a hipótese da flexibilidade dos preços e um mercado perfeitamente competitivo, enquanto os novos keynesianos consideram as imperfeições de mercado, com uma rigidez dos preços influenciada por certos fatores, tais como os contratos de trabalho, contratos implícitos, os “menu costs”, entre outros.

3)Segundo os novos clássicos, pode-se afirmar que: supondo-se que a política monetária tem credibilidade, a redução pré-anunciada na taxa de crescimento do estoque monetário é eficaz no combate à inflação.

Resposta: Verdadeiro. Com base no comportamento de expectativas racionais adotado pelos novos clássicos, uma informação crível, faria com que os agentes econômicos antecipassem esse comportamento. Assim, causando uma queda antecipada na taxa de inflação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com