TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quão importante é a gestão do conhecimento e a concorrência global

Ensaio: Quão importante é a gestão do conhecimento e a concorrência global. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Ensaio  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTOES PROPOSTAS

Da analise do PLTe da sua percepcao sobre a Gestao do Conhecimento,como voce ve o mundo na atualidade a Empresa Criadora de Conhecimento.

A Empresa criadora de conhecimento subsiste tanto sobre ideais quanto sobre ideias. E isso e o conhecimento para a inovacao. A essencia da inovacao e recriar o mundo de acordo com uma visao ou um ideal determinado. Criar novos conhecimentos, significa literalmente recriar a empresa e todos nela em um processo de auto renovacao pessoal e organizacional sem interrupcoes. Na Empresa Criadora de Conhecimento, inventar o novo nao e uma atividade especializada do departamentos de P e D, marketing ou planejamento estrategico. E uma forma de comportamento, na verdade, um aforma de ser na qual todos sao trabalhadores do conhecimento, esto e, empreendedores.

Os motivos pelo quais as empresas japonesas parecem boas especialmente nesse tipo de inovacao continua e auto renovacao, sao complicados. Mas a licao chave para os administrdores e bastante simples. A criacao do conhecimento, com suas conversoes entre o conecimento tacito eo explicito, tambem e conversao e dialogo. Um ba para a criacao do conhecimento deve proporcionar aos participantes uma linguagem compartilhada, metaforas comuns e rotinas bem entendiadas para facilitar esse delicado processo.

A criacao do Conhecimento Interorganizacional, divide inumeras caracteristicas com a criacao do conhecimento dentro da organizacao. Mais importante a criacao do conhecimento exige um ba, ou espaco para a interacao que encoraje a comunidade interorganizacional a engarjar –se no processo espiralado da criacao do conhecimento. As empresas devem criar o mesmo tipo de ba entre elas. O processo de criacao do ba para a troca de conhecimento entre as organizacoes, tambem envolvem inumeros fatores adicionais. Eles incluem o numero de mepresas que colaboram no processo de criacao do conhecimento, os vinculos pelos pelos quais as empresas estao ligadas e a duracao tempotral desses relaconamentos. A criacao do conhecimento, pode ocorrer entre duas empresas ou dentro de grupos de empresas.

Qual a importancia da Gestao do Conhecimento e Concorrencia Global

As fronteiras nacionais nao sao mais limites para as organizacoes e isso afeta diretamente a nocao de concorrencia a vantagem competitiva. Agora, tanto a diferenciacao do produto quanto o menor custo tornaram-se um dever para as empresas.

Com a concorrencia acirrada e o mercado globalizado, a empresa hoje deve formar aliancas estrategicas com outras empresas nas mais diversas formas. Frente a isso, e importante saber como se importama as nocoes de espiral do conhecimento e ambientes diante de mercados globalizados.

Estudando o caso de uma grande empresa japonesa, a Olympus. A Olympus migrou do mercado de cameras fotograficas analigicas, para cameras digitais. Em um primeiro momento, a Olympus deu as cartas no mercado de cameras fotograficas digitais ( entre os anos 1997 e 1998), mas perdeu enorme espaco apos em 1999 com a concorrencai em escala global. Se nos nos primeiros tempos a Olympus foi beneficiada pelas peculiaridades do cluster tecnologico japones,posteriormente a Olympus teve que repensar suas estrategias e ainda hoje luta para reencontrar seu espaco.

Clustere um sistema local de producao e inovacao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com