TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DOS REGIMES, COMO A PSICOLOGIA DA FORMAÇÃO É FORNECIDA: AS BÁSICAS PERGUNTAS IMPORTANTES PARA O CONHECIMENTO

Projeto de pesquisa: REFLEXÕES SOBRE A COMPREENSÃO DOS REGIMES, COMO A PSICOLOGIA DA FORMAÇÃO É FORNECIDA: AS BÁSICAS PERGUNTAS IMPORTANTES PARA O CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: PEDAGOGIA

DEISIANE FERNANDES DE SOUSA 417726

HANS MULLER CAMPELO MERCES 430733

SUELLEN REGINA MARTINS RODRIGUES 7986722124

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

REFLEXÕES SOBRE A COMPREENÇÃO DOS MODOS COMO A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM SE ARTICULA: DESTACANDO PONTOS IMPORTANTES PARA O CONHECIMENTO.

São Luís- MA

2014

DEISINE FERNANDES DE SOUSA 417726

HANS MULLER CAMPELO MERCES 430733

SUELLEN REGINA MARTINS RODRIGUES 7986722124

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS

REFLEXÕES SOBRE A COMPREENÇÃO DOS MODOS COMO A PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM SE ARTICULA: DESTACANDO PONTOS IMPORTANTES PARA O CONHECIMENTO.

Atividade Prática Supervisionada – ATPS apresentada à disciplina Psicologia da Aprendizagem da Universidade Anhanguera- Uniderp para obtenção de nota.

Professora de Ensino a Distância: Profa. Helenrose A da S Pedroso Coelho

Professora Tutora Presencial: Danielle Cabral Marinho

São Luís - Ma

2014

SÚMARIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2 CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA PARA AS QUESTÕES QUE PERMEIAM O DEBATE ATUAL DA EDUCAÇÃO ................................................................................................................................05

3 CONTRIBUIÇÕES SOBRE AS TEORIAS DA APRENDIZAGEM: TEORIA VERBAL, TEORIA SIGNIFICATIVA, TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM, TEORIA SOCIOCULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO..........................................................................................................07

3.1 Quadro Conceitual

3.2 Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos

4 A RELEVÂNCIA DOS JOGOS NOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.....................................................................................................10

4.1 Principais Significações

4.2 Características E Potencialidades Dos Jogos Interativos Direcionados Ao Desenvolvimento Infantil

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................13

6 REFERÊNCIAS...................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

A Psicologia, sem dúvida, tem um grande impacto sobre a Educação.

Por tratar, ou dever tratar, das questões relativas à aprendizagem e ao comportamento humano, ela foi fonte natural de conhecimento para que educadores pudessem fazer frente à crescente massa de crianças que entram na escola pública e às dificuldades, também crescentes, para alfabetizar e ensinar estas crianças.

A Educação parece, por sua vez, estar constantemente à procura de explicações em outras áreas de conhecimento para dar conta do fenômeno educativo, que é um fenômeno extremamente complexo.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."(Jean Piaget)

Ambas as abordagens têm mostrado sua ineficácia, pois, com algumas modificações pouco significativas no quadro do fracasso escolar, o "não-aprender" na escola continua existindo em proporções alarmantes, tanto em países desenvolvidos como subdesenvolvidos, guardadas as devidas diferenças e especificidades.

Partindo dos pontos acima mencionados, analisaremos alguns aspectos da relação da Psicologia com a Educação, ressaltando aqueles que mais dizem respeito à realidade brasileira e fornecendo indicações dos caminhos que estão sendo trilhados pelos pesquisadores, desde conceitos a contribuições, também citando a importância dos jogos educativos que influenciam na formação do conhecimento da criança.

2 CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA PARA AS QUESTÕES QUE PERMEIAM O DEBATE ATUAL DA EDUCAÇÃO

Partindo do geral percebemos que a importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma.Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com