TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DE CUSTOS

Tese: REDUÇÃO DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade: FAG

Disciplina: Administração de Sistemas de Informação

Curso: Administração

Aula 3

Tipos de informações

A principal característica é a quantidade de informações a serem processadas por uma organização, que cresceu muito quando comparada ao montante que se processava há alguns anos. Acredita-se que a organização baseada na informação é o modelo de organização do futuro, porém é importante lembrar: "É necessário o uso adequado das informações para que as organizações consigam vantagens competitivas."

Tipo de Informação Acesso provável Característica Dever associado

Públicas Todos Publicidade Nenhum

Privadas Alguns Privacidade

Confidencialidade

Íntimas Poucos Intimidade Confidencialidade

Secretas Ninguém Segredo Não revelação

Atualmente a informação é utilizada de diversas formas. Usa-se a informação para saber como agem os clientes, para controlar estoques, aumentar a produtividade, reduzir custos. A informação pode ser uma ferramenta de suporte à decisão.

Uso das informações nas estratégias da empresa:

REDUÇÃO DE CUSTOS

A busca pela redução de custos é a proposição inicial do uso da Tecnologia da Informação (TI). Por meio da reestruturação das funções organizacionais e introdução de eficientes sistemas transacionais, tem-se buscado a diminuição do tráfego de papel nos escritórios e a automação de diversas atividades básicas. No modelo de análise da informatização da empresa, percebe-se que a redução de custo é característica do primeiro estágio de evolução da informática na organização – o estágio de iniciação.

Com o tratamento automático da informação, a organização é capaz de adquirir economia de escala, que lhe trará por conseguinte a redução de custo de operação. Os sistemas transacionais são os maiores responsáveis pela redução de custos. São sistemas para automação de escritório, automação comercial e automação industrial, empregados na contabilidade, folha de pagamento, contas a pagar, contas a receber, controle físico de estoque etc.

Segundo Alter, o custo é o principal determinante da satisfação do cliente. Com o uso de Sistemas de Informações (SI), busca-se reduzir custos tanto para clientes internos como externos, e as medidas típicas para custos são o preço de aquisição, custo de propriedade e tempo.

Percebe-se que a informação é capaz de alterar os custos em qualquer parte da cadeia de valor de uma firma. No passado, a ênfase era dada na redução de custos mediante processamento repetitivo da informação, como no exemplo da digitação. Atualmente, até mesmo uma linha fabril é capaz de reduzir custo, uma vez que a produção processe informações necessárias para controle de estoque de matérias-primas, hora/máquina disponível etc.

Como exemplo prático do impacto do uso da informação para redução de custo, tem-se o caso da GOL Linhas Aéreas, que entrou no mercado de aviação brasileiro utilizando um avançado sistema de informação para manutenção das aeronaves e outro para venda de bilhetes por telefone e pela Internet. No pátio do aeroporto, o SI avalia diariamente a situação mecânica e operacional de cada aeronave, o que proporciona 12 meses de vôos durante o ano, enquanto a concorrência coloca o seu avião no ar durante 11 meses. Na verdade, a informação gerenciada permite saber diariamente a condição de manutenção operacional da aeronave, de forma que elimina um mês que o aparelho teria de ficar detido para reparo. A venda de bilhetes on-line, por sua vez, permite à GOL não manter custos fixos com agências físicas e disponibiliza a qualquer momento, para qualquer funcionário, a quantidade de passageiros em uma aeronave, possibilitando adequação de combustível e alimentação a serem gastos.

CRIAÇÃO DE VALOR

Para os pesquisadores da área de economia industrial, valor é o quanto os consumidores estão dispostos a pagar a mais por um produto ou serviço. Um negócio torna-se lucrativo à medida que o valor criado ultrapassa os seus custos. E o uso intensivo da TI possibilita a ampliação desse ganho.

Segundo Porter & Millar, cada atividade de valor, dentro da cadeia de valor, utiliza componentes físicos e informacionais. A TI se encarrega de capturar, manipular e distribuir a informação necessária a cada atividade. A criação de valor pela TI está direcionada à eficiência que esta promove aos processos dispostos na cadeia de valor. Isso significa indagar, no caso da atividade de logística, o quanto mais rápida pode ser a entrega do produto ao cliente com o uso da TI? Cabe à gerência fazer este questionamento de forma a entender como a TI traria benefícios, ou, em outras palavras, criaria valor.

As organizações devem separar os recursos focados no produto para uma estratégia de recursos focados no cliente, mas sem precisar derrubar as paredes das empresas, ou mesmo unir unidades de negócios. A resposta está em unificar as informações sobre os clientes, dispersas na empresa, e utilizá-las de forma a maximizar sua utilidade e aplicação.

EX: A Palm foi inovadora quando disponibilizou no mercado um palmtop capaz de sincronizar dados com o computador de mesa. Isso agregou um valor sem comparação com os concorrentes, que passaram a copiar a ideia. Da mesma forma nos negócios, a sincronização de informações, seja de clientes, fornecedores, estoques, manutenção etc., cria valor para o negócio.

Em um estudo sobre o impacto da Internet na economia, concluem que essa tecnologia proporciona benefícios muito mais direcionados a melhorar a conveniência e escolha do consumidor do que aumentar a produtividade e diminuir preços. Ou seja, a Internet tem estado presente na vida das pessoas como um mecanismo que, no fim, transmite informações. É uma verdadeira arma nas mãos dos consumidores, fazendo com que os mesmos estejam mais bem informados sobre o que desejam, quais as opções disponíveis para a escolha, diminuição da burocracia, entre outras.

É preciso criar um vínculo entre o cliente e a empresa. Para se ter esse vínculo, cabe à empresa: a) conquistar o cliente, b) tornar o cliente satisfeito e, então; c) desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com