TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVÂNCIA DO ESTUDO E DOMÍNIO EM CONTABILIDADE DE CUSTOS PARA ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEREDAL DO RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  22/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAIS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

ALUNO

RELEVÂNCIA DO ESTUDO E DOMÍNIO EM CONTABILIDADE

DE CUSTOS PARA ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UNIVERSIDADE FEREDAL DO RIO GRANDE DO SUL

Projeto para o Trabalho de Conclusão que será apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Orientadora: Profa. Dra.

Porto Alegre

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA        4

1.2 OBJETIVOS        4

1.2.1 Objetivo Geral        4

1.2.2 Objetivos Específicos        4

1.3 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO        4

2 REFERENCIAL TEÓRICO        5

2.1 ENSINO DA CONTABILIDADE        5

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS        7

2.3 ESTUDOS RELACIONADOS        7

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        9

4 CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

As entidades, em um sentido amplo, fornecem bens e serviços para haver retornos financeiros. Para isso é necessário de um investimento da parte da entidade, seja ele monetário ou não, de primeiro momento. Em contrapartida, a entidade deve fixar um valor mensurável para a venda. Contudo, é preciso que esse valor seja acima de seu custo, ou seja, do valor que foi necessário investir para que esse bem ou serviço esteja seja produzido/prestado. Para a determinação desse custo, é necessária a utilização de métodos específicos para que a alocação correta dos dispêndios. Não somente para a fixação dos preços, a determinação de custos é usada para controle de estoques, desempenho de produção, entre outras finalidades, diretamente ligadas a fins gerenciais.

A contabilidade de custos, ou também conhecida por contabilidade industrial, é um ramo da ciência da contabilidade que lida com os custos da entidade, que estuda métodos de custeio. Ela auxilia no controle, estabelecendo padrões e acompanhando o que está sendo realizado pela entidade, e na tomada de decisões acompanhando o efetivamente acontecido para a comparação dos anteriormente definidos (MARTINS, 2008). Para Leone e Leone (2010, p. 5), a contabilidade de custos “se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, planejamento e controle das operações e de tomada de decisões”.

 A contabilidade de custos é encontrada como uma disciplina obrigatória não somente para o curso de ciências contábeis, mas também para cursos dentro das Instituições de Ensino Superior, como administração e suas ramificações, e opcional para cursos como economia, engenharia de produção. Com a globalização e industrialização mundial, é indispensável a adaptação contínua para a eficácia da disciplina, desde o meio acadêmico, onde objetivo é o aprendizado teórico e prático, ao mercado, se esse aprendizado é o suficiente para que o profissional atue nesse ramo. Segundo Rosa (2012, p. 2), “Uma das áreas de formação do contador que ganha destaque neste cenário é a Contabilidade de Custos, devido ao seu importante papel para o processo de tomada de decisões gerenciais”.  

Para que a demanda de qualificação no setor de custos seja suprida, é necessário que os profissionais conheçam as necessidades do mercado e se dediquem a reduzir a carência de conhecimentos na área. Para Freire (2003, p. 61) “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”, ou seja, quanto mais próximos os aprendizados acadêmicos chegarem à realidade do mercado, mais eficientes estes serão.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

A questão problema deste estudo é Qual a percepção dos discentes de Ciências Contábeis da Universidade Federal sobre a relevância e domínio em contabilidade de custos?

1.2 OBJETIVOS

Ao intuito de responder ao problema de pesquisa objeto do estudo, são propostos o objetivo geral e os objetivos específicos.

1.2.1 Objetivo Geral

Identificar a percepção dos alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a relevância do estudo e domínio em contabilidade de custos.

1.2.2 Objetivos Específicos

Para alcançar o objetivo geral e nortear o estudo, lista-se a seguir objetivos específicos:

  1. averiguar se os alunos possuem interesse pela área de custos, com intenções de especialização;
  2. verificar quais fatores motivam e desmotivam o aluno no estudo da contabilidade de custos;
  3. alisar se o aluno se considera apto para o mercado de trabalho com os conhecimentos sobre contabilidade de custos adquiridos durante o curso.

1.3 JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

        

        A pesquisa justifica-se pela relevância na consciência da importância do tema pelos futuros profissionais contadores que ingressarão o mercado de trabalho e cuja qualificação do profissional resultará no desenvolvimento de empresas. Assim havendo a necessidade de alinhamento quanto ao aprendizado e o mercado de trabalho. O estudo então torna-se atrativo para as pessoas que procuram pontos a serem mais aperfeiçoados na disciplina de contabilidade de custos, que carecem no mercado. Martins (2008, p. 21) relata que “Devido ao crescimento das empresas com o consequente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a Contabilidade de Custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio no desempenho dessa nova missão, a gerencial.”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com