TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPENSANDO O SEGURO SOCIAL

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Martin Feldstein, professor de Economia em Harvard, foi presidente do Conselho de Assessores de Economia de Ronald Reagan, e é ex-presidente do National Bureau for Economic Research dos Estados Unidos.


MARTIN FELDSTEIN

Economista

REPENSANDO O SEGURO SOCIAL

Martin Feldstein*

Os programas de seguro social tornaram-se o mais importante, o mais caro, e muitas vezes o aspecto mais controverso da política interna do governo, não só nos Estados Unidos, mas também em muitos outros países, incluindo os não desenvolvidos, bem como nações industriais. Nos Estados Unidos, esses programas representavam em 2003 cerca de 37 por cento dos gastos do governo federal, e mais de 7 por cento do PIB. Esta proporção têm aumentado rapidamente e são projetadas para aumentar ainda mais rapidamente no futuro por causa do envelhecimento da população.

O foco dos governos ao redor do mundo sobre a reforma das pensões da segurança social é impulsionado em parte pela percepção de que o envelhecimento das suas populações implica que as taxas de impostos necessárias para financiar benefícios de pensão da segurança social vão subir rapidamente se os programas não forem alterados.

O impulso para a reforma mais ampla da segurança social vem do reconhecimento de que os programas existentes têm efeitos indesejáveis substanciais sobre os incentivos e, portanto, sobre o desempenho econômico. Pesquisas econômicas têm ajudado as autoridades políticas a reconhecer estes efeitos indesejáveis e assim redesenhar programas de seguro social. O ritmo da reforma e da natureza das mudanças no programa diferem de país para país, refletindo as condições iniciais e as realidades políticas locais. Vou examinar algumas das mudanças favoráveis que já ocorreram nos programas de desemprego, aposentadoria e de saúde dos EUA.

  1. Seguro Social e Programas de Bem-Estar

Ao contrário dos programas de bem-estar, programas de seguro social não são projetados para ser veículos de redistribuição de renda. Apesar de alguma fração dos gastos com seguros sociais serem pagas às pessoas com baixos rendimentos, a maioria dos benefícios vão para as famílias de renda média e superior.

  1. Por quê Seguro Social?

O ponto de vista da solidariedade social é muitas vezes combinado com a afirmação de que os indivíduos são incapazes de tomar decisões complexas necessárias para planejar a renda de aposentadoria ou para escolher o seguro de saúde ou cuidados de saúde. A visão oposta enfatiza que os indivíduos diferem em seus gostos e estão em melhores condições do que os governos de julgar o que é do seu próprio interesse.

Há duas razões distintas para o fornecimento de seguro social. Ambos refletem a assimetria de informação. A primeira é que a informação assimétrica enfraquece o funcionamento dos mercados de seguros privados. A segunda é a incapacidade do governo de distinguir entre aqueles que serão pobres na velhice ou quando ficarão desempregados por causa da má sorte ou uma falta irracional de visão daqueles que estão intencionalmente no "jogo" no sistema a fim de receber os pagamentos de transferência. Ambos os problemas mostram que o caso do seguro social não pode ser rejeitado, alegando simplesmente que tais programas forçam as pessoas a agir contra seus próprios interesses. Mas esses problemas de informação assimétrica ou quaisquer outras falhas de mercado não justificam necessariamente a ação do governo. Enquanto um governo perfeito e benevolente seria melhor do que um mercado privado sobrecarregados pelas imperfeições do mercado, os governos reais não são nem perfeitamente nem necessariamente benevolentes. Atores políticos não maximizam uma função de bem-estar social, mas refletem política pressões e preferências burocráticas. Além disso, os programas de seguro social impõem custos que devem ser pesados contra os benefícios de superar as imperfeições do mercado. Ambos exigem avaliação empírica.

III. Princípios da Segurança Social

Aceitando-se que há uma razão para os programas de seguro social obrigatório não implica na adequação dos programas que herdamos do passado.

Antes de considerar algumas das formas específicas em que os nossos programas básicos de seguro social podem ser reformados e reforçados, quero discutir os princípios mais amplos que podem nos ajudar a pensar sobre cada um dos programas específicos. Vou começar com três princípios políticos fundamentais e, em seguida, voltar para quatro princípios econômicos.

  1. Três Princípios Políticos
  1. Permitir a escolha individual
  2. Criação de Programa de Transparência
  3. Reconhecer Políticas Dinâmicas
  1. Quatro Princípios de Economia
  1. Reconhecer os efeitos econômicos dos programas de segurança social e os impostos
  2. Designar os programas de proteção da balança e distorção, enquanto procuram reformas que melhoraram o tradeoff disponível.
  3. Projetar Programas para manter o ritmo com a mudança das condições
  4. Separar o Seguro Social de redistribuição de renda
  1. Seguro desemprego

Embora o seguro-desemprego seja um programa relativamente pequeno com um total de gastos federais e estaduais, em 2003, de US $ 39 bilhões, é particularmente importante devido ao seu impacto sobre o desempenho macroeconômico. Também é significativo como uma ilustração de como as reformas têm sido capazes de reduzir a distorção, mantendo a proteção para aqueles que dela necessitam. Além disso, é uma forma de seguro social onde mais aposentadorias através de contas com base em investimento poderia alcançar ganhos econômicos substanciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com