TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CONTABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  2/8/2020  •  Resenha  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Matriz de Trabalho de Participação Individual

Elaborado por: Teresa Cristina de Sousa Bonim (A55938180) Disciplina: Contabilidade Financeira

Turma: Contabilidade Financeira-0520-0_1 - Turma:ONL020DI-POGFIRJ07T1

Introdução

Resenha sobre o primeiro encontro realizado com pauta sobre a importância da Contabilidade, sua aplicabilidade, interessados das informações, ciclo operacional e outros aspectos.

Desenvolvimento

Acerca da importância da contabilidade é inegável que com o avanço do tempo, complexidade das empresas e a maneira como fazemos negócio permitiu uma maior visibilidade dessa ciência. Com base nos normativos e pronunciamentos existentes, podemos elaborar as demonstrações respeitando normas internacionais viabilizando que investidores estrangeiros possam entender os dados ali expostos, por exemplo, e outro caso seria o uso dos dados/ índices no momento de decisão de qual empresa devemos investir no mercado de capitais. O alcance e aplicabilidade da Contabilidade é ampla e necessária.

As informações contábeis possuem como finalidade fornecer informações sobre o patrimônio da entidade e suas variações bem como o resultado realizado como fruto da administração do patrimônio. Por meio dos dados podemos ter maior apoio para a tomada de decisão, entender e estudar melhores maneiras de aprimorar a receita da entidade, analisar no quadro geral se as decisões tomadas – ou aquelas deixadas de lado – foram a melhor opção entre outros aspectos. A composição e escrituração desde dados dar-se por meio de métodos próprios estudados na matéria e compõem o grande quadro que a Contabilidade nos permite compreender.

A leitura e o interesse sobre os dados são do interesse dos stakeholders, clientes, fornecedores, gestores da empresa e a sociedade como um todo. Cada tipo de sociedade elabora relatórios conforme seu modelo e a estruturação, divulgação e análise é feita nos mais variados níveis. Por exemplo, para um fornecedor o conhecimento dos dados permite um estudo assertivo sobre o limite de crédito que deve ser concedido para o ciente, para o banco demonstra que a empresa tem liquidez, interesse em produtos que auxiliem no ciclo de caixa e outros aspectos, para o governo o reconhecimento de impostos, para os acionistas entender a saúde da instituição e solidez das suas decisões ao longo do exercício entre tantos outros exemplos. Além daqueles que possuem contato direto com a companhia, toda a sociedade se beneficia dos dados contábeis elaborados, pois as empresas atuais passaram a assumir um papel de responsabilidade social e são mais cobradas quanto ao retorno para a sociedade.

[pic 2]

Uma categorização que eventualmente é fonte de dúvidas é a separação entre a Contabilidade Gerencial e Contabilidade Financeira. Em resumo, podemos afirmar que a Contabilidade Gerencial tem como objetivo o controle e aplicação para a tomada decisão enquanto, a Contabilidade Financeira tem como foco a análise dos dados financeiros, possui um caráter preciso e objetivo além de respeitar as normas de elaboração e é voltada para o público externo.

Toda a estruturação, análise e entendimento sobre a contabilidade e seus dados é composta por gastos que são separados em três (3) grupos distintamente. Entende-se que os gastos são classificados conforme a natureza do negócio, destino e outros aspectos que corroboram pela divisão, abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (722.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com