TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DA LEGISLAÇÃO ECONÓMICA - CIÊNCIAS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

Tese: REVISÃO DA LEGISLAÇÃO ECONÓMICA - CIÊNCIAS DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

REVISÃO PARA A PROVA DE ECONOMIA - ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS

1) O que significa economia? É a ciência que estuda a atividade produtiva, bem como os fatores de produção, e focaliza estritamente os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escasso para a produção de bens para satisfação das necessidades humanas.

2) A economia como ciência social estuda o que? A forma como o homem decide empregar recursos produtivos escassos, que podem ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias, ao longo do tempo e distribuí-las para o consumo.

3) Qual o significado do termo escassez? Significa que os recursos de uma sociedade são limitados, e que, portanto, não se pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter.

4) O conhecimento da situação política e social é fundamental para entender a evolução dos fatos econômicos que sempre estão condicionados ao contexto histórico. Desta forma a economia tem contato com qual outra ciência? História

5) Descreva sobre o escambo. O escambo é a troca direta de produtos praticados pelos primórdios. Sistema de trocas é a expressão síntese de todos os processos de interação dos agentes econômicos.

6) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Em função da escassez derecursos toda a sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade, sendo que em qualquer sociedade os fatores de produção são limitados e por outro lado as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam por força do próprio crescimento populacional.

7) O que mostra a curva de possibilidade de produção ou curva de transformação?

Expressa a capacidade de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra a escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade que terá que fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.

8) Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

Através da união dos fluxos real e monetário temos o fluxo circular de renda, tanto no mercado de bens e serviços quanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços. Adicionando os impostos nesse fluxo temos um fluxo completo que incorpora o setor público, incluindo as transações com mercadorias e movimentos financeiros.

9) Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Os bens de capital são utilizados na produção de outro bem, ex: máquinas e equipamentos.

Os bens de consumo destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades da população podem ser classificados em bens duráveis (geladeira) e não duráveis (alimentos).

Os bens intermediários são transformados na produção de outro bem, ex: matéria-prima.

Fatores de produção são todos os elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais.

TERRA: Engloba os recursos naturais encontrados no subsolo carvão, petróleo e minério; a água armazenada na superfície da terra; energia solar e ventos. Como força produtiva e objeto de trabalho a utilização da terra ao longo da história da sociedade humana está ligada fundamentalmente á produção de alimentos pela atividade agrícola.

TECNOLOGIA: Abrange o conjunto de conhecimentos aplicados pelo homem para atingir determinados fins. As inovações tecnológicas determinam uma elevação nos índices de produção e um aumento na produtividade do trabalho.

TRABALHO: É um dos fatores de produção, que significa toda atividade humana voltada para a transformação da natureza, com o objetivo de satisfazer uma necessidade.

CAPITAL: É um dos fatores de produção formado pela riqueza que gera a renda, é representado em dinheiro, é um conjunto de bens fabricados pelo homem e que não destinam ao consumo para satisfação das necessidades, mas utilizados no processo de fabricação de outro bem.

EMPRESA: É

considerado um fator de produção por ser uma função fundamental no processo produtivo por organizar a produção, reunindo e combinando os demais fatores de produção, é o conjunto de habilidades e de conhecimento que são a sustentação ao processo de produção.

10) O que é a riqueza de um país e site exemplo.

A riqueza de um país em um determinado momento é a soma dos recursos naturais disponíveis, mais sua população e tudo o que tiver sido produzido e preservado pela economia do país durante sua existência. É formada também pelos fatores de produção disponíveis, pelos bens que estão sendo produzidos e pelos que já o foram, mas que ainda não desapareceram. A riqueza compõe de toda população do país, recursos naturais, reservas minerais, máquinas e equipamentos, redes de energia, distribuição de água, estradas, pontes, edifícios públicos, habitações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com