TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução de custos no processo de compra Pro Vision, do hospital

Projeto de pesquisa: Redução de custos no processo de compra Pro Vision, do hospital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  10.057 Palavras (41 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 41

10

1. INTRODUÇÃO

1.1 Área

Área: Logística

1.2 Tema

Processo de compras de materiais do Hospital Pró-Visão

1.3 Justificativa

O trabalho tem como foco principal a redução de custos no processo de compras do hospital Pró Visão.

A escolha do tema foi feito por conta desta instituição ter como principal atividade a filantropia, ou seja, todas as atividades exercidas pela entidade não tem fins lucrativos.

Tendo em vista que a verba para a filantropia muitas vezes é escassa, um controle efetivo de como se usar este recurso torna-se imprescindível.

As melhorias propostas no trabalho têm como finalidade, criar meios para que esta verba não seja utilizada de maneira errônea, otimizando os recursos para o melhor aproveitamento dos mesmos.

1.4 Objetivo

1.4.1 Objetivo Geral:Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade diminuir os custos do Hospital Pró Visão, através de um mapeamento de processos propor melhorias ao final do mesmo. Sugerir um processo onde se possa controlar de forma mais efetiva o gerenciamento de compras, excluir o favorecimento a fornecedores, implantar um controle de cadastros das empresas fornecedoras, e controlar o estoque para que sejam feitos pedidos de compras de forma responsável.

1.4.2 Objetivo Específico: Melhorar o processo de compras do Hospital Pró

Visão

1.5 Problemática

O departamento de compras de uma empresa é um dos maiores responsáveis pela elevação ou redução de custos, portanto, um bom desempenho depende de um bom gerenciamento de atividade, e no estudo inicial do processo de compras do Hospital Pró- Visão foram identificados alguns pontos falhos , o que acaba por facilitar o favorecimento a fornecedores e compras desnecessárias. Qual a melhor forma da empresa controlar este setor de atividades?

11

1.6 Hipótese

- Melhorias no Processo Orçamentário - Melhor supervisão e segurança dos recursos destinados a compra.

1.7 Metodologia

Realizaremos pesquisas em livros e sites da internet que abordem o tema adotado por nós, afim de que possamos saber como deve funcionar de maneira correta um departamento de compras.

Agendaremos visitas ao hospital para identificar como é realizado o processo de compras atualmente, e o que poderemos utilizar desse processo adequando a nossa proposta.

Entrevista com o auditor interno da empresa que poderá ser utilizada com a finalidade de obter resultados das últimas auditorias realizadas, dessa forma poderemos identificar os pontos mais críticos no que se diz respeito ao processo de compras.

12

2. LOGÍSTICA EMPRESARIAL

2.1 Conceito Logístico

A logística como matéria de estudo pode ser considerada nova quando comparada a outras áreas dentro da administração, pois quando se toma por base por exemplo o Marketing verifica-se o quão nova é a dedicação ao seu estudo.

Talvez isso deva-se ao fato das empresas não terem dado a devida importância em tempos atrás a este segmento, porém isto mudou e hoje a logística dentro das empresas desempenha função gerencial e estratégica e não mais simplesmente operacional.

Mas quando se fala em logística para pessoas leigas no assunto, o termo tende a ser tornar vago e muitas vezes a logística é tida como operações simplesmente de transporte, porém ela é muito mais que controlar caminhões e operações de carga e descarga.

Tentaremos através deste texto deixar mais clara as funções da logística dentro das empresas.

Logística é o processo de gerenciamento estratégico da compra , do transporte e da armazenagem de matérias-primas , partes e produtos acabados ( além dos fluxos de informação relacionadas ) por parte da organização e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. (Christopher 2009, pág.03)

À partir desta definição já é possível entender o quanto a logística se tornou importante para as empresas , pois ela será atuante desde a aquisição de matérias- primas, partes ou produtos acabados , passará por todo o processo de armazenagem, produção e entrega do produto.

Ela hoje é determinante para a competitividade de uma empresa dentro do seu segmento , pois hoje com a oferta de mercado , onde várias empresas disputam os mesmos clientes, ter o melhor produto ou o melhor serviço já não basta, é necessário conciliar estes dois fatores ao melhor preço.

A logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento , com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados ao cliente a um custo razoável. Ballou (2008, pág 24)

Dentro desta afirmação quando se fala em custo razoável, o mesmo deve ser entendido como o menor custo , pois a logística como principal atividade ataca os custos , buscando formas de reduzi-los no final do processo.

13

Na hora de determinar o preço ao cliente a logística é ferramenta importante, pois será ela que ao final de toda a atividade deverá entregar o produto na hora certa, local desejado com o menor custo final.

2.2 Desenvolvimento da Logística

De acordo com Ballou (2008, pag28) , “o desenvolvimento histórico da logística empresarial desmembra-se me três era : antes de 1950, 1950-1970, e após 1970”.

Até meados de 1950 a logística era uma ciência que permanecia sem grande desenvolvimento, as tarefas que hoje são atribuídas a ela eram responsabilidades dadas a outras áreas, por exemplo o transporte ,que como dito anteriormente tido por leigos como principal função logística era responsabilidades do pessoal de produção.

Talvez o ponto onde se identificou a necessidade de se ter um maior controle sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com