TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA NO PROCESSO DE COMPRAS

Exames: EVOLUÇÃO ESTRATÉGICA NO PROCESSO DE COMPRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. Introdução.......................................................................................

2. Os estágios de desenvolvimento de compras ou suprimento.......

2.1 Primeiro Estágio: Reativo...............................................................

2.2 Segundo Estágio: Mecânico..........................................................

2.3 Terceiro Estágio: Proativo.............................................................

2.4 Quarto Estágio: Gerência estratégica de Suprimentos..............

3. Strategic Sourcing...........................................................................

4. Conclusão.......................................................................................

5. Referências Bibliográficas...............................................................

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, o processo de compras é tido em conta como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade, que combina com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivos de eficiência a obtenção dos materiais certos, das quantidades corretas, das entregas com prazo e dos preços mais vantajosos.

2. Os estágios de desenvolvimento de compras ou suprimentos

A aquisição de bens e serviços a serem utilizados na produção e na revenda de produtos pode ser considerada a atividade responsável por um dos maiores componentes do custo de produção e das mercadorias vendidas. Alguns estudantes chegam a dimensionar a amplitude desse impacto, observando que entre 50% e 60% do custo de produção ou revenda são representados pela compra de materiais e serviços, que são adquiridos dos fornecedores externos.

Apesar da importância da função Compras ou Suprimentos, retratada na responsabilidade pela execução dos gastos acima mencionados, ela foi considerada, durante muito tempo, uma atividade de caráter tático e de origem administrativa dentro das organizações, tendo sempre um perfil reativo às decisões tomadas pelas outras funções (departamentos), principalmente a Produção.

O surgimento da crise do petróleo de 1973-1974 foi marcante para a atuação de Compras ou Suprimentos, porque a redução de matéria-prima no cenário mundial, decorrente da crise, demandou dessa função uma atitude mais ativa para o ressuprimento das necessidades internas das empresas. A sua atuação, durante aquele período de escassez, trouxe uma significativa atenção da organização para o setor. Ainda assim, a atuação de Compras ou Suprimentos não foi suficiente para que os altos gerentes enxergassem a sua contribuição para o resultado da empresa.

O desenvolvimento de Compras ou Suprimentos será abordado neste trabalho, através dos diferentes estágios da sua evolução – desde a sua submissão a outras funções até a sua posição de participante na formulação da estratégia da organização. O 1º e o 2º estágios classificam-se como um perfil tático. E o 3º e 4º consideram-se como um perfil estratégico.

2.1 - Primeiro Estágio: Reativo

O primeiro estágio foi caracterizado pela pouca agregação de valor realizada pelas organizações. Neste tempo, os departamentos de bens, realizavam praticamente todas as atividades associadas à negociação de obtenção, deixando para o setor de Compras e Suprimentos apenas a operacionalização da transação, consistindo da ordem de compra, acompanhando a entrega da escrituração de contratos, cuja todos os artigos eram antecipadamente acertados entre o setor interno requisitante e o fornecedor.

Nesse estágio, a preocupação é responder aos estímulos das outras funções dentro da organização. Devido a pouca comunicação entre o pessoal de Compras ou Suprimentos e os demais departamentos da organização, o que proporciona baixa visibilidade desse departamento perante outros setores.

O restante do tempo é destinado ao trato com operações rotineiras. As medidas de desempenho do departamento e dos indivíduos estão relacionadas à eficiência e não à eficácia.

2.2 - Segundo Estágio: Mecânico

No segundo estágio, aquisições passam a ser conduzidas dentro do departamento de Compras ou Suprimentos e pelo setor competente dentro deste departamento para o tipo de mercadoria a ser obtida, aquele que possui as habilidades necessárias para o tipo de aquisição planejada.

As comunicações com os outros departamentos e usuários são incentivadas com o propósito de melhorar o entendimento das necessidades do cliente interno. Com isso começa a surgir à preocupação com redução de custos, levando às iniciativas como enxugamento do processo de variação, a quase perfeição do fluxo logístico. Observa-se, ainda, uma evolução nas técnicas e nas práticas em relação à fase anterior em busca da modernização, embora ainda não seja possível verificar um direcionamento estratégico. As preocupações nestes dois estágios estão voltadas para questões do dia-a-dia, de origem operacional e em um horizonte de tempo de curto prazo, classificada como de perfil tático.

As práticas relacionadas abaixo ilustram possíveis rotinas observadas nos estágios um e dois e portam características táticas quanto aos efeitos proporcionados na sua execução:

a) Análise das mercadorias/serviços – pesquisa dos requerimentos e características dos produtos e serviços a serem adquiridos.

b) Pesquisa de mercado – identificação das características do mercado para a aquisição de mercadorias/serviços.

c) Conciliação das informações de mercado com os requerimentos do consumidor interno, de modo a facilitar a aquisição das suas solicitações.

d) Colocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com