TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacionamento colaborativo do McDonalds

Abstract: Relacionamento colaborativo do McDonalds. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  Abstract  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

Relacionamento colaborativo do McDonalds.

As organizações cada vez mais buscam o desenvolvimento de uma cadeia de suprimento para melhorar seu processo e desenvolver bons resultados. É importante o gerenciamento adequado das informações e processo da cadeia de suprimento para garantir o melhor desempenho.

A empresa McDonald´s e a sua visibilidade no mundo corporativo é um exemplo de gestão a ser seguido, supõe-se que haja grande interesse no estudo e no conhecimento de suas atividades, notadamente na forma como é administrada a sua cadeia de suprimentos, apontada por muitos como um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de suas operações.

A história da corporação McDonald’s, maior empresa de food service do mundo, está intimamente ligada à história de seu fundador Ray Kroc, que foi a primeira pessoa a comercializar em massa os produtos e a marca McDonald’s. Kroc recebeu a fama de criador do restaurante de self service e atendimento rápido, apesar de não tê-lo inventado. O crédito da invenção pertence aos irmãos McDonald, Richard e Maurice. Por volta de 1937, os californianos já começavam a sentir uma extraordinária dependência do automóvel, o que fez com que alguns comerciantes que antes possuíam restaurantes convencionais introduzissem um novo ramo de negócios, isto é, restaurantes para clientes motorizados, chamados de restaurantes drive in.

Princípios colaborativos de Ray Kroc

Ele acreditava que estava no negócio para servir seus franqueados e desenvolver sua lealdade, e que os mesmos eram seus clientes e que, se falhassem, ele falharia também. Assim, o relacionamento entre corporação e franqueados foi sendo pautado sempre em termos de lealdade, confiança e comprometimento, induzindo um comportamento colaborativo e harmonioso. Assim, Ray Kroc conseguiu unir os três elementos do sistema McDonald’s – franqueados, corporação e fornecedores – numa só “família”, com um propósito comum. Os participantes do sistema tinham incentivos comuns e um padrão comum de qualidade, serviço e asseio, além de existir um controle mútuo entre todos os elementos.

A Cadeia de Suprimentos

O McDonald’s criou, ao invés de trabalhar com um grupo desorganizado de fornecedores independentes, um sistema integrado, eficiente e inovador de abastecimento.

É interessante destacar que a estratégia adotada na cadeia de suprimentos se baseou na transferência de parte da mão-de-obra envolvida no preparo de alimentos nas lojas de volta às fábricas que os forneciam. Os produtos eram fabricados de modo mais padronizado, fazendo com que a preparação de alimentos na loja se tornasse quase infalível. O McDonald’s desenvolveu em seus fornecedores um compromisso fortíssimo de atendimento ao sistema, fazendo-os parte do sistema McDonald’s. Uma vez que esses fornecedores eram pequenos e cresceram junto com a rede McDonald’s, compartilhando missões, objetivos, crenças e valores, o comportamento sempre se deu de forma colaborativa e cooperativa. A própria cultura organizacional das empresas pertencentes ao sistema McDonald’s reflete a cultura do McDonald’s. Os fornecedores tornam-se tão dedicados à manutenção e melhoria da qualidade do sistema como se fossem propriedade do McDonald’s. A extensão da cultura McDonald’s à cadeia de suprimentos pode ser entendida visualizando-se a rotina diária dos funcionários dos fornecedores;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com