TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representando a Importância das Reservas Logísticas

Artigo: Representando a Importância das Reservas Logísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Logística é um método que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por desistência ou até mesmo defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil. Neste aspecto, visando mostrar que a logística faz parte da administração, por está envolvida em diversos recursos, este artigo vem mostrar em breve comentário, a logística reserva. Mas precisamente quanto a sua aplicabilidade, que destina-se a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento.

Apresentar a importância da logística reserva será a principal finalidade deste artigo, fazendo uma ampla abordagem de conhecimentos, partindo do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem

Desse modo, faz-se necessário partir de sua finalidade, que é fazer com que esse material, sem condições de ser reutilizado, retorne ao seu ciclo produtivo ou para o de outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos na natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.

Destacar-se-á que a logística reversa tem se tornado cada dia mais comum em boa parte das empresas, sendo este um fluxo, do ponto de consumo até o ponto onde esse produto teve seu início de produção. No qual é importante ser gerenciado para obtenção de ganhos sustentável significativo nos negócios.

Segundo Rogers & Tibben-lembke (1999, citado por PEREIRA, 2006):

Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino.

Considerações como desenvolvimento sustentável, reuso, reciclagem e reaproveitamento, já está ganhando forma no vocabulário das empresas. Preocupação com o produto e seu tempo de vida, antes refletida apenas sobre a logística e sua cadeia de suprimentos, está ganhando uma nova visão, remetendo a estudos sobre a vida útil e a necessidade de recolhimento de tudo aquilo que sobrou do produto após o seu uso, tendo ele chegado ao fim da vida, ou até mesmo por questões de defeitos. Os rejeitos e sucatas encontram nova destinação, compreendidos por processos que começam a ser mais divulgados e praticados pelas empresas.

De acordo com o autor Stock (1992, citado por ALMEIDA, 2010):

Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura.

Com todo o exposto, pode-se dizer que logística Reversa faz parte do segmento da cadeia de suprimentos que trata dos processos logísticos de produtos que já foram vendidos em duas etapas. Que terá maior ênfase ao assunto nas respectivas páginas do futuro artigo cientifico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com