TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução AD1. Formação econômica brasileira

Ensaio: Resolução AD1. Formação econômica brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Ensaio  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação à Distância – AD1

Período – 2015/1º

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

1. Explique a seguinte afirmativa: “Com a descoberta de ouro, iniciou-se um novo ciclo na economia colonial,intensificando as relações entre metrópole e colônia. A mineração do ouro tornou-se o centro das atenções de Portugal, de onde partiram fluxos emigratórios importantes para a colônia. As demais atividadeseconômicas entraram em declínio, ocorrendo o empobrecimento e o despovoamento das regiões onde se localizavam”.

2. De que forma o início da utilização da mão de obra imigrante no regime de colonatocontribuiu para o início da industrialização no Brasil?

3. Examine as bases do Convênio de Taubaté de 1906 no Brasil e seus principais efeitos para a cafeicultura.

RESPOSTAS

1. Diferente daeconomia açucareira, o ouro se tornou um grande atrativo para os portugueses migrarem para a colônia. Além disso, o interesse de Portugal sobre o Brasil voltou a crescer já que antes sua principalmercadoria, o açúcar, estava em crise. O ouro também fez com que muitos colonos despovoassem suas regiões e se concentraram ao redor das minas. E assim, tornando mais grave o declínio das outras atividadeseconômicas.

2. Com a vinda de imigrantes para o Brasil, graças as condições do regime de colonato, a produção de café teve condições para seu crescimento. E isso, acarretou no acúmulo de capitaispara grandes cafeicultores, que mais tarde se viram “forçados” a investir esses capitais em outras áreas por causa da crise do café, dando início a industrialização brasileira.

3. A principal base doConvênio de Taubaté era nas políticas de valorização do café, onde havia a compra de sacas excedentes pelo governos conveniados (São Paulo, Minas Gerias e Rio de Janeiro) e esse gasto seria coberto pelacriação de um imposto em ouro aplicado em cada saca exportada.

Seus principais efeitos foram a estabilização dos preços internacionais do café e a indução de uma forte concentração na atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com